You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: TEXTOS INFORMATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: TEXTOS INFORMATIVOS

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


TEXTO INFORMATIVO É UMA PRODUÇÃO TEXTUAL COM INFORMAÇÃO SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER UMA PESSOA OU CONJUNTO DE PESSOAS SOBRE O TEMA PROPOSTO.

EXISTEM TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE ANIMAIS, COM CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES SOBRE OS ANIMAIS OU SOBRE DOENÇAS COMO A DENGUE.

UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE A DENGUE, POR EXEMPLO, PROVAVELMENTE DISPONIBILIZARÁ INFORMAÇÃO SOBRE OS SINTOMAS, TRATAMENTO E FORMAS DE PREVENÇÃO.

NESTE ÚLTIMO CASO, ESTAMOS PERANTE UM TEXTO INFORMATIVO CIENTÍFICO, COM INFORMAÇÕES AUTENTICADAS DE ACORDO COM A CIÊNCIA.


VAMOS VER A VIDEOAULA

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 1º Ano – 2º Bim Videoaula 3 – Gêneros Textuais: “. Disponível em: <https://youtu.be/vSQD2OSbDoY>. Acesso em: 7 Jun 2022.

HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

FAÇA UMA LISTA DE NOMES DE ANIMAIS QUE VOCÊ CONHECE:


QUESTÃO 2

VAMOS FAZER UM CAÇA-PALAVRAS? PROCURE AS PALAVRAS EM DESTAQUE.

  • TAMANDUÁ
  • ARARA
  • ONÇA
  • LOBO GUARÁ
  • ANTA
XGXBTTRSEB
DRARARATNV
OPNLMARNJI
HDICATXFKN
VUMONÇAHLA
AXARDYRBÇP
LAIMUGBKVY
HVSCÁHIABA
ADRDTUUNEW
BFTGHIUTAX
LOBO*GUARÁ
RAVXPQWNYZ

Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar  elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(GO-EF01LP34) Reconhecer que toda sílaba contém uma vogal como núcleo silábico.
(GO-EF01LP35) Reconhecer sílabas simples e complexas em palavras.
(GO-EF01LP36) Identificar palavras em que um fonema é distintivo, relacionando-as à sua representação gráfica: [p]ato (pato)/ [m]ato (mato)/ [f]ato (fato)/ [3]ato (jato)/ [g]ato (gato).
(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2o. Bimestre; Goiânia, 2022.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
CANVA