ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
TEXTO INFORMATIVO É UMA PRODUÇÃO TEXTUAL COM INFORMAÇÃO SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER UMA PESSOA OU CONJUNTO DE PESSOAS SOBRE O TEMA PROPOSTO.
EXISTEM TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE ANIMAIS, COM CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES SOBRE OS ANIMAIS OU SOBRE DOENÇAS COMO A DENGUE.
UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE A DENGUE, POR EXEMPLO, PROVAVELMENTE DISPONIBILIZARÁ INFORMAÇÃO SOBRE OS SINTOMAS, TRATAMENTO E FORMAS DE PREVENÇÃO.
NESTE ÚLTIMO CASO, ESTAMOS PERANTE UM TEXTO INFORMATIVO CIENTÍFICO, COM INFORMAÇÕES AUTENTICADAS DE ACORDO COM A CIÊNCIA.
VAMOS VER A VIDEOAULA
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
FAÇA UMA LISTA DE NOMES DE ANIMAIS QUE VOCÊ CONHECE:
QUESTÃO 2
VAMOS FAZER UM CAÇA-PALAVRAS? PROCURE AS PALAVRAS EM DESTAQUE.
- TAMANDUÁ
- ARARA
- ONÇA
- LOBO GUARÁ
- ANTA
X | G | X | B | T | T | R | S | E | B |
D | R | A | R | A | R | A | T | N | V |
O | P | N | L | M | A | R | N | J | I |
H | D | I | C | A | T | X | F | K | N |
V | U | M | O | N | Ç | A | H | L | A |
A | X | A | R | D | Y | R | B | Ç | P |
L | A | I | M | U | G | B | K | V | Y |
H | V | S | C | Á | H | I | A | B | A |
A | D | R | D | T | U | U | N | E | W |
B | F | T | G | H | I | U | T | A | X |
L | O | B | O | * | G | U | A | R | Á |
R | A | V | X | P | Q | W | N | Y | Z |
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. (GO-EF01LP34) Reconhecer que toda sílaba contém uma vogal como núcleo silábico. (GO-EF01LP35) Reconhecer sílabas simples e complexas em palavras. (GO-EF01LP36) Identificar palavras em que um fonema é distintivo, relacionando-as à sua representação gráfica: [p]ato (pato)/ [m]ato (mato)/ [f]ato (fato)/ [3]ato (jato)/ [g]ato (gato). (EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |