You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNEROS TEXTUAIS: QUADRINHAS E TRAVA-LÍNGUAS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNEROS TEXTUAIS: QUADRINHAS E TRAVA-LÍNGUAS

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


TAMBÉM CONHECIDAS COMO POESIAS OU QUADRINHAS POPULARES.

QUADRINHAS SÃO TROVAS SIMPLES CRIADAS PELO POVO E PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE POEMA É QUE QUE SÃO POEMAS POPULARES CURTOS, COM QUATROS VERSOS,QUE NO SEGUNDO E QUARTO VERSOS TERMINAM COM PALAVRAS QUE TÊM O SOM FINAL PARECIDOS, AS RIMAS.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Lin. Port – 1º ano – 2º Bim – Videoaula 2 – Gêneros textuais: Quad“. Disponível em: <https://youtu.be/Qu1eWV0xjLo>. Acesso em: 16 Mai 2022.

HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

VAMOS ESCREVER OS NOMES ABAIXO? LEMBRE-SE DAS QUADRINHAS E TRAVA-LÍNGUAS LIDAS PELA PROFESSORA.





________________________________




________________________________




________________________________




________________________________




________________________________

QUESTÃO 2

VAMOS LER O TRAVA- LÍNGUA ABAIXO E, EM SEGUIDA, FAZER UMA ILUSTRAÇÃO BEM BONITA.

O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE

QUAL É O DOCE MAIS DOCE

QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.

O DOCE RESPONDEU PRO DOCE

QUE O DOCE MAIS DOCE QUE

O DOCE DE BATATA-DOCE

É O DOCE DE DOCE DE BATATA-DOCE.

QUANTAS VEZES APARECE A PALAVRA DOCE NO TRAVA–LÍNGUA QUE VOCÊ ACABOU DE LER?

__________________________________________________________________

ILUSTRE!












Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/

Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, travalínguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. (EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. (GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever..
REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Caderno de orientações: Histórias clássicas. São Paulo, 2011. 24 p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 06).
BUARQUE, CHICO. Chapeuzinho Amarelo. 37a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
AZEVEDO, Ricardo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática,1998.
BUARQUE, Chico. Acalanto para Helena. 1971 © by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700 CEP 057402-200 – São Paulo – SP – Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
CANVA