ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
TAMBÉM CONHECIDAS COMO POESIAS OU QUADRINHAS POPULARES.
QUADRINHAS SÃO TROVAS SIMPLES CRIADAS PELO POVO E PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE POEMA É QUE QUE SÃO POEMAS POPULARES CURTOS, COM QUATROS VERSOS,QUE NO SEGUNDO E QUARTO VERSOS TERMINAM COM PALAVRAS QUE TÊM O SOM FINAL PARECIDOS, AS RIMAS.
VAMOS VER A VIDEOAULA?
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
VAMOS ESCREVER OS NOMES ABAIXO? LEMBRE-SE DAS QUADRINHAS E TRAVA-LÍNGUAS LIDAS PELA PROFESSORA.
________________________________ | |
________________________________ | |
________________________________ | |
________________________________ | |
________________________________ |
QUESTÃO 2
VAMOS LER O TRAVA- LÍNGUA ABAIXO E, EM SEGUIDA, FAZER UMA ILUSTRAÇÃO BEM BONITA.
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE
QUE O DOCE MAIS DOCE QUE
O DOCE DE BATATA-DOCE
É O DOCE DE DOCE DE BATATA-DOCE.
QUANTAS VEZES APARECE A PALAVRA DOCE NO TRAVA–LÍNGUA QUE VOCÊ ACABOU DE LER?
__________________________________________________________________
ILUSTRE!
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, travalínguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. (EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. (GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever.. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Caderno de orientações: Histórias clássicas. São Paulo, 2011. 24 p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 06). BUARQUE, CHICO. Chapeuzinho Amarelo. 37a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015. AZEVEDO, Ricardo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática,1998. BUARQUE, Chico. Acalanto para Helena. 1971 © by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700 CEP 057402-200 – São Paulo – SP – Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |