Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de narrativas literárias com relatos de memória, textos que têm como objetivo preservar nossas vivências.
Narração ou texto narrativo é o relato feito por alguém de algo, de uma sequência de acontecimentos. Quem assume o papel de narrar, contar ou relatar algo é chamado de narrador.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O relato pessoal é um tipo de texto que consiste em uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. O conto é um gênero narrativo que apresenta uma estrutura com início, meio e fim, mas em que a história é desenvolvida de forma breve. Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, tempo, espaço, enredo, conflito e narrador. O narrador é a voz que conta a história dentro da narrativa, que pode se apresentar de três maneiras:
- narrador-personagem (narra e participa da história);
- narrador-observador (não participa, não sabe o que passa na consciência dos personagens, não sabem sobre o passado e nem futuro);
- narrador-onisciente (não participa mas sabe de tudo, sabe o que os personagens pensam e sentem).
Veja os trechos dos textos seguintes e resolva as atividades:
QUESTÃO 2
Você sabia que o conto apresenta uma estrutura composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho? Também tem como características: espaço delimitado; tempo marcado; presença de narrador; personagens; enredo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre este gênero, que tal dar um outro final para o conto abaixo? Seja criativo!
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 5 E ATIVIDADE 5 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros, temas e autores, inclusive aqueles sem ilustrações, por meio digital ou impresso. (GO-EF35LP33) Ler, comparar e associar os textos em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros) observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidosfigurados) e recursos visuais e sonoros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |