You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros textuais narrativos

Língua Portuguesa – Gêneros textuais narrativos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de narrativas literárias com relatos de memória, textos que têm como objetivo preservar nossas vivências.

Narração ou texto narrativo é o relato feito por alguém de algo, de uma sequência de acontecimentos. Quem assume o papel de narrar, contar ou relatar algo é chamado de narrador.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-estudante-voando-em-um-livro-magico-abc-abc_1311599.htm#page=2&query=livros%20desenho&position=49&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – GÊNEROS TEXTUAIS NARRATIVOS

QUESTÃO 1

O relato pessoal é um tipo de texto que consiste em uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. O conto é um gênero narrativo que apresenta uma estrutura com início, meio e fim, mas em que a história é desenvolvida de forma breve. Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, tempo, espaço, enredo, conflito e narrador. O narrador é  a voz que conta a história dentro da narrativa, que pode se apresentar de três maneiras: 

  • narrador-personagem (narra e participa da história);
  • narrador-observador (não participa, não sabe o que passa na consciência dos personagens, não sabem sobre o passado e nem futuro);
  • narrador-onisciente (não participa mas sabe de tudo, sabe o que os personagens pensam e sentem).

Veja os trechos dos textos seguintes e resolva as atividades:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/adesivo-de-personagem-de-desenho-animado-de-passaro-coruja-marrom_20500240.htm#query=coruja%20desenho&position=14&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/antecedentes-de-criancas-com-mochilas-e-um-lapis_1216695.htm#query=crioan%C3%A7a%20com%20lapis%20desenho&position=2&from_view=search&track=ais> Acesso em 31, agosto de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/cena-com-muitas-criancas-estudando-na-sala-de-aula_18342596.htm#query=crian%C3%A7a%20na%20sala%20de%20aula%20desenho&position=39&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/antecedentes-de-criancas-com-mochilas-e-um-lapis_1216695.htm#query=crioan%C3%A7a%20com%20lapis%20desenho&position=2&from_view=search&track=ais> Acesso em 31, agosto de 2022.

QUESTÃO 2

Você sabia que o conto apresenta uma estrutura composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho? Também tem como características: espaço delimitado; tempo marcado; presença de narrador; personagens; enredo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre este gênero, que tal dar um outro final para o conto abaixo? Seja criativo!

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 5 E ATIVIDADE 5 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros, temas e autores, inclusive aqueles sem ilustrações, por meio digital ou impresso.
(GO-EF35LP33) Ler, comparar e associar os textos em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros) observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidosfigurados) e recursos visuais e sonoros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.