Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de narrativas literárias com relatos de memória, textos que têm como objetivo preservar nossas vivências.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Gêneros textuais narrativos
Os gêneros textuais narrativos são aqueles que contam uma história, relatando uma sequência de eventos que ocorrem ao longo do tempo.
O relato pessoal é uma narrativa em primeira pessoa que descreve uma experiência vivida pelo autor. É uma forma de compartilhar eventos significativos, emoções e reflexões sobre uma situação específica. O foco principal é a autenticidade e a expressão pessoal.
O conto é uma narrativa breve e fictícia que descreve eventos imaginários. Geralmente, um conto se concentra em um único incidente ou um pequeno grupo de personagens e visa causar um impacto emocional ou transmitir uma mensagem.
DIFERENÇAS ENTRE RELATO PESSOAL E CONTO:
Relato Pessoal: Baseado em experiências reais do autor. Narrado em primeira pessoa. Visa compartilhar uma experiência e reflexões pessoais. Estrutura mais livre, focada em eventos e sentimentos específicos.
Conto: Ficcional, embora possa ser inspirado por eventos reais. Pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. Visa entreter, causar impacto emocional ou transmitir uma mensagem. Estrutura mais definida, com início, meio e fim claros, e geralmente mais curto.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Os gêneros textuais narrativos são aqueles que contam uma história, descrevendo eventos que ocorrem em uma sequência de tempo. Eles envolvem narrador, personagens, um cenário e um enredo com início, meio e fim. O narrador é a voz que conta a história, que pode se apresentar de três maneiras:
- narrador-personagem (narra e participa da história);
- narrador-observador (não participa, não sabe o que passa na consciência dos personagens, não sabem sobre o passado e nem futuro);
- narrador-onisciente (não participa mas sabe de tudo, sabe o que os personagens pensam e sentem).
Veja os trechos dos textos seguintes e resolva as atividades:
QUESTÃO 2
Sobre o relato pessoal, uma característica importante é
(A) uso de linguagem técnica e formal.
(B) narrativa em terceira pessoa.
(C) descrição detalhada de um evento fictício.
(D) narrativa em primeira pessoa.
QUESTÃO 3
São elementos frequentemente encontrados em um relato pessoal
(A) dados estatísticos e gráficos.
(B) reflexões e emoções do autor.
(C) diagramas e ilustrações técnicas.
(D) descrição de fenômenos sobrenaturais.
QUESTÃO 4
O conto é uma narrativa breve e fictícia que descreve eventos imaginários. Geralmente, um conto se concentra em um único incidente ou um pequeno grupo de personagens e visa causar um impacto emocional ou transmitir uma mensagem. Agora que você sabe um pouco mais sobre este gênero, que tal dar um outro final para o conto abaixo? Seja criativo!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros, temas e autores, inclusive aqueles sem ilustrações, por meio digital ou impresso.(GO- EF35LP33) Ler, comparar e associar os textos em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros) observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidosfigurados) e recursos visuais e sonoros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |