You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros textuais narrativos

Língua Portuguesa – Gêneros textuais narrativos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de narrativas literárias com relatos de memória, textos que têm como objetivo preservar nossas vivências.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-estudante-voando-em-um-livro-magico-abc-abc_1311599.htm#page=2&query=livros%20desenho&position=49&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – GÊNEROS TEXTUAIS NARRATIVOS

Gêneros textuais narrativos

Os gêneros textuais narrativos são aqueles que contam uma história, relatando uma sequência de eventos que ocorrem ao longo do tempo.

O relato pessoal é uma narrativa em primeira pessoa que descreve uma experiência vivida pelo autor. É uma forma de compartilhar eventos significativos, emoções e reflexões sobre uma situação específica. O foco principal é a autenticidade e a expressão pessoal.

O conto é uma narrativa breve e fictícia que descreve eventos imaginários. Geralmente, um conto se concentra em um único incidente ou um pequeno grupo de personagens e visa causar um impacto emocional ou transmitir uma mensagem.

DIFERENÇAS ENTRE RELATO PESSOAL E CONTO:

Relato Pessoal: Baseado em experiências reais do autor.  Narrado em primeira pessoa. Visa compartilhar uma experiência e reflexões pessoais. Estrutura mais livre, focada em eventos e sentimentos específicos.

Conto: Ficcional, embora possa ser inspirado por eventos reais. Pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. Visa entreter, causar impacto emocional ou transmitir uma mensagem. Estrutura mais definida, com início, meio e fim claros, e geralmente mais curto.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Os gêneros textuais narrativos são aqueles que contam uma história, descrevendo eventos que ocorrem em uma sequência de tempo. Eles envolvem narrador, personagens, um cenário e um enredo com início, meio e fim. O narrador é  a voz que conta a história, que pode se apresentar de três maneiras: 

  • narrador-personagem (narra e participa da história);
  • narrador-observador (não participa, não sabe o que passa na consciência dos personagens, não sabem sobre o passado e nem futuro);
  • narrador-onisciente (não participa mas sabe de tudo, sabe o que os personagens pensam e sentem).

Veja os trechos dos textos seguintes e resolva as atividades:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/adesivo-de-personagem-de-desenho-animado-de-passaro-coruja-marrom_20500240.htm#query=coruja%20desenho&position=14&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/antecedentes-de-criancas-com-mochilas-e-um-lapis_1216695.htm#query=crioan%C3%A7a%20com%20lapis%20desenho&position=2&from_view=search&track=ais> Acesso em 31, agosto de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/cena-com-muitas-criancas-estudando-na-sala-de-aula_18342596.htm#query=crian%C3%A7a%20na%20sala%20de%20aula%20desenho&position=39&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/antecedentes-de-criancas-com-mochilas-e-um-lapis_1216695.htm#query=crioan%C3%A7a%20com%20lapis%20desenho&position=2&from_view=search&track=ais> Acesso em 31, agosto de 2022.

QUESTÃO 2

Sobre o relato pessoal, uma característica importante é 

(A) uso de linguagem técnica e formal.

(B) narrativa em terceira pessoa.

(C) descrição detalhada de um evento fictício.

(D) narrativa em primeira pessoa.

QUESTÃO 3

São elementos frequentemente encontrados em um relato pessoal

(A) dados estatísticos e gráficos.

(B) reflexões e emoções do autor.

(C) diagramas e ilustrações técnicas.

(D) descrição de fenômenos sobrenaturais.

QUESTÃO 4

O conto é uma narrativa breve e fictícia que descreve eventos imaginários. Geralmente, um conto se concentra em um único incidente ou um pequeno grupo de personagens e visa causar um impacto emocional ou transmitir uma mensagem. Agora que você sabe um pouco mais sobre este gênero, que tal dar um outro final para o conto abaixo? Seja criativo!


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros, temas e autores, inclusive aqueles sem ilustrações, por meio digital ou impresso.(GO-
EF35LP33) Ler, comparar e associar os textos em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros) observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidosfigurados) e recursos visuais e sonoros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.