You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros discursivos orais

Língua Portuguesa – Gêneros discursivos orais

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

A modalidade oral da linguagem difere em alguns pontos da modalidade escrita. Quando falamos, nem sempre apresentamos linearidade de pensamento, por isso é possível que ocorram rupturas/interrupções e desvios no raciocínio, além de repetições e erros que não podem ser corrigidos. Caso o nosso ouvinte/interlocutor não consiga entender algo, podemos repetir, usando outras palavras, ou mudando nossa forma de falar. Na modalidade escrita, esses “auxílios” não estão disponíveis, fazendo com que nossa linguagem deva ser mais clara e objetiva. A linguagem oral é marcada por entonação e velocidade próprias de cada pessoa; ela, geralmente, permite o uso de gírias, expressões idiomáticas e características como gestos e expressões como gestos e expressões faciais.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º ano – 4º Bim – Aula 2 – Gêneros discursivos orais – Disponível em: <https://youtu.be/iVJVsrLi0Lw> Acesso em: 11, nov. 2022

Responda às questões a seguir.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1793916/> Acesso em: 17, nov. 22

QUESTÃO 1

A roda de conversa é um gênero discursivo oral em que um grupo de pessoas conversa, discute e debate sobre temas combinados previamente. Nesse gênero, os participantes podem expressar suas opiniões, escutar os demais, estabelecer argumentação para defender suas ideias e praticar um exercício reflexivo a respeito do assunto tratado. Sabendo disso, elabore um roteiro com um tema para uma roda de conversa para sua sala de aula. Em seguida, liste tópicos para serem discutidos nessa roda de conversa, a partir do tema. Lembre-se de realizar algumas pesquisas sobre o assunto para fazer esta atividade.

a) Tema da roda de conversa

b) Tópicos para discussão

QUESTÃO 2

O causo é uma história contada de maneira cômica, assustadora, lúdica, que representa fatos verídicos ou não, que faz parte do folclore brasileiro. Costuma apresentar rimas, explorando a sonoridade das palavras. Para contar um bom causo, é preciso seguir umas regras: imprimir ritmo, boa entonação, sotaque e presença de expressões interioranas. Essas características colaboram para capturar a atenção de quem ouve e provocar variadas sensações. Dialogue com sua família e peça para alguém te contar algum causo que costumava ouvir em sua infância. Depois, compartilhe-o com sua classe. Se achar necessário, escreva e leia algumas vezes o causo para treinar as rimas e a sonoridade das palavras.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-6o-ano/

Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, noticiário de rádio ou de TV, aula, debate, etc.).
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.
GUIMARÃES, B. A escrava Isaura. Disponível em: Domínio Público – Detalhe da Obra (dominiopublico.gov.br)