Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A modalidade oral da linguagem difere em alguns pontos da modalidade escrita. Quando falamos, nem sempre apresentamos linearidade de pensamento, por isso é possível que ocorram rupturas/interrupções e desvios no raciocínio, além de repetições e erros que não podem ser corrigidos. Caso o nosso ouvinte/interlocutor não consiga entender algo, podemos repetir, usando outras palavras, ou mudando nossa forma de falar. Na modalidade escrita, esses “auxílios” não estão disponíveis, fazendo com que nossa linguagem deva ser mais clara e objetiva.
Outro aspecto relacionado ao ato de escrever, é a possibilidade de revisar o conteúdo e corrigir os erros de coesão e coerência, podendo evitar que ocorram dúvidas e mal-entendidos. Enquanto que, na fala, esses e outros aspectos podem passar despercebidos com mais facilidade.
A linguagem oral é marcada por entonação e velocidade próprias de cada pessoa. Geralmente, ela permite o uso de gírias, expressões idiomáticas e características como gestos e expressões como gestos e expressões faciais.
Há vários gêneros discursivos comumente reconhecidos na escrita, mas que foram originados na oralidade e, ainda assim, continuam sendo replicados oralmente. Veja alguns deles:
Causo
O causo é uma história contada de maneira cômica, assustadora, lúdica, que representa fatos verídicos ou não, que faz parte do folclore brasileiro. Costuma apresentar rimas, explorando a sonoridade das palavras.
Para contar um bom causo, é importante imprimir ritmo e boa entonação ao fato contado. Também é comum apresentar sotaque e expressões interioranas. Essas características colaboram para capturar a atenção de quem ouve, provocando no ouvinte variadas sensações.
Entrevista
A entrevista é um gênero textual do campo jornalístico que circula nas mídias digitais e costuma ser publicada em jornais e revistas. Nela, uma pessoa faz perguntas a outra(s) sobre sua vida ou algum tema específico. Com o objetivo de obter e divulgar informações sobre a vida da pessoa entrevistada ou sobre um tema específico, quase sempre, conta com alguma pessoa famosa do meio artístico, cultural, científico, político ou religioso.
Na entrevista oral, as expressões faciais, entonação de voz e emoções colaboram para a construção dos sentidos e do gênero como um todo. Por ser um texto interativo, há os turnos de fala alternados entre entrevistador e pessoa entrevistada. A depender da entrevista, estrutura e linguagem podem ser mais ou menos formais.
Podcast
O podcast é um gênero discursivo oral amplamente divulgado no meio digital que pode ser produzido em formato de áudio e/ou vídeo. De modo genérico, os podcasts podem ser compreendidos como programas de áudio e/ou vídeo sobre assuntos diversos, geralmente compostos por episódios, que podem ser baixados ou ouvidos on-line.
Debate
O debate é um gênero da oralidade que se caracteriza pela divisão de duas pessoas ou dois grupos que apresentam pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo assunto.
Esse gênero discursivo é marcado pelo discurso argumentativo, persuasivo. As pessoas que participam de um debate têm como maior objetivo convencer o público-alvo a respeito de uma opinião defendida.
Seminário
O seminário é um gênero oral público que visa expor um assunto como o texto de divulgação científica, o relatório, o texto didático. Comum na esfera escolar e profissional, o seminário pode ser realizado individualmente ou em grupo. Seu papel é transmitir conhecimentos específicos, técnicos ou científicos, a respeito de um assunto relacionado a determinada área.
Roda de conversa
A roda de conversa é um método em que um grupo de pessoas conversa, discute e debate sobre temas combinados previamente. Nesse gênero oral, os participantes podem expressar suas opiniões, escutar os demais, estabelecer argumentação para defender suas ideias e praticar um exercício reflexivo a respeito do assunto tratado.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
A roda de conversa é um gênero discursivo oral em que um grupo de pessoas conversa, discute e debate sobre temas combinados previamente, expressando suas ideias e dialogando com os demais. Sabendo disso, elabore um roteiro com um tema para uma roda de conversa para sua sala de aula. Em seguida, liste tópicos para serem discutidos nessa roda de conversa, a partir do tema. Lembre-se de realizar algumas pesquisas sobre o assunto para fazer esta atividade.
a) Tema da roda de conversa
b) Tópicos para discussão
QUESTÃO 2
O causo é uma história contada de maneira cômica, assustadora ou lúdica, que representa fatos verídicos ou não, e é comumente contado nos encontros familiares e nas rodas de amigos. Dialogue com sua família e peça para alguém te contar algum causo que costumava ouvir em sua infância. Depois, compartilhe-o com sua classe. Se achar necessário, escreva e leia algumas vezes o causo para treinar as rimas e a sonoridade das palavras.
QUESTÃO 3
O que diferencia um causo de outros gêneros orais é o fato de o causo
(A) ser sempre escrito, não utilizando a oralidade.
(B) não permitir o uso de rimas ou entonação diferenciada.
(C) poder apresentar rimas e explorar a sonoridade das palavras.
(D) ser caracterizado pela formalidade e ausência de expressões regionais.
QUESTÃO 4
Sobre o podcast, é correto afirmar que
(A) o formato de podcast não permite a discussão de assuntos diversos e não possui episódios.
(B) é um gênero exclusivamente escrito, publicado apenas em jornais e revistas.
(C) pode ser produzido em formato de áudio e/ou vídeo, sendo distribuído principalmente em mídias digitais.
(D) se caracteriza por uma estrutura formal e só é utilizado em contextos acadêmicos.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, noticiário de rádio ou de TV, aula, debate, etc.). (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. |