You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: VIAGEM PELO MUNDO DAS FÁBULAS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: VIAGEM PELO MUNDO DAS FÁBULAS

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 25/10/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

FREEPIK.COM

NESTA VÍDEOAULA, VOCÊ VAI APRENDER UM POUCO SOBRE OS FÁBULAS, SE ENCANTAR E VIAJAR COM A SUA IMAGINAÇÃO. VAMOS LÁ?

LÍNGUA PORTUGUESA/ 1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS FÁBULAS. A FÁBULA É UM TEXTO BASICAMENTE FICCIONAL CUJOS PERSONAGENS, NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO ANIMAIS; ESCRITAS EM PROSA OU VERSOS EM QUE OS PERSONAGENS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS HUMANAS, COMO A FALA, MUITO PRESENTE NA LITERATURA INFANTIL.

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.

ATIVIDADE 1 –

CRIANÇAS, PEÇAM AJUDA DE ADULTO E LEIA FÁBULA DA CIGARRA E DA FORMIGA, RESPONDENDO AS PERGUNTAS ABAIXO:

  • O QUE A FORMIGA ESTÁ FAZENDO?
  • O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO? 
  • VOCÊ CONHECE O FINAL DESSA HISTÓRIA, QUE TAL FAZER UM BELO DESENHO PARA ILUSTRAR ESSE FINAL?

ATIVIDADE 2 –

AINDA SOBRE A FÁBULA… FAÇA O QUE SE PEDE:

1- O QUE A FORMIGA JUNTAVA DURANTE O INVERNO?

(   ) COMIDA.

(   ) OURO.

(   ) BRINQUEDOS.

(   ) LIXO.

2 – QUAL A LETRA QUE COMPLETA A PALAVRA __ORMIGA:

(   ) P.

(   ) V.

(   ) F.

(   ) S.

3 – A CIGARRA TRABALHOU O INVERNO INTEIRO:

(   ) VERDADEIRO

(   ) FALSO

4 – A FORMIGA FICOU SEM COMIDA NO INVERNO:

(   ) VERDADEIRO.

(   ) FALSO.

Ilustração de floresta e animais Vetor grátis

DISPONÍVEL EM HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ ACESSO EM 28 DE SETEMBRO DE 2021.


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  •  ORIGEM DAS FÁBULAS;
  • COMO SÃO AS FÁBULAS;
  • ESTRUTURA E ELEMENTOS DAS FÁBULAS;
  • VÍDEO DA FÁBULA “O RATINHO E O LEÃO” DE ESOPO;
  • INTERPRETANDO A FÁBULA;
  • RELEMBRANDO E EXEMPLOS DE FÁBULAS;
  • ATIVIDADE  

HABILIDADES ESTRUTURANTES(GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA.
(EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA.
(EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO.
(GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. FONTE: JESSICA SANTOS HISTÓRIAS. FÁBULA O RATINHO E O LEÃO. DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=ODFBBMNX2PE ACESSO EM 28 DE SETEMBRO DE 2021.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/