OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 25/10/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
NESTA VÍDEOAULA, VOCÊ VAI APRENDER UM POUCO SOBRE OS FÁBULAS, SE ENCANTAR E VIAJAR COM A SUA IMAGINAÇÃO. VAMOS LÁ?
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS FÁBULAS. A FÁBULA É UM TEXTO BASICAMENTE FICCIONAL CUJOS PERSONAGENS, NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO ANIMAIS; ESCRITAS EM PROSA OU VERSOS EM QUE OS PERSONAGENS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS HUMANAS, COMO A FALA, MUITO PRESENTE NA LITERATURA INFANTIL.
PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.
ATIVIDADE 1 –
CRIANÇAS, PEÇAM AJUDA DE ADULTO E LEIA FÁBULA DA CIGARRA E DA FORMIGA, RESPONDENDO AS PERGUNTAS ABAIXO:
- O QUE A FORMIGA ESTÁ FAZENDO?
- O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
- VOCÊ CONHECE O FINAL DESSA HISTÓRIA, QUE TAL FAZER UM BELO DESENHO PARA ILUSTRAR ESSE FINAL?
ATIVIDADE 2 –
AINDA SOBRE A FÁBULA… FAÇA O QUE SE PEDE:
1- O QUE A FORMIGA JUNTAVA DURANTE O INVERNO?
( ) COMIDA.
( ) OURO.
( ) BRINQUEDOS.
( ) LIXO.
2 – QUAL A LETRA QUE COMPLETA A PALAVRA __ORMIGA:
( ) P.
( ) V.
( ) F.
( ) S.
3 – A CIGARRA TRABALHOU O INVERNO INTEIRO:
( ) VERDADEIRO
( ) FALSO
4 – A FORMIGA FICOU SEM COMIDA NO INVERNO:
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
DISPONÍVEL EM HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ ACESSO EM 28 DE SETEMBRO DE 2021.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- ORIGEM DAS FÁBULAS;
- COMO SÃO AS FÁBULAS;
- ESTRUTURA E ELEMENTOS DAS FÁBULAS;
- VÍDEO DA FÁBULA “O RATINHO E O LEÃO” DE ESOPO;
- INTERPRETANDO A FÁBULA;
- RELEMBRANDO E EXEMPLOS DE FÁBULAS;
- ATIVIDADE
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. (EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA. (EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA. |
REFERÊNCIAS: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. FONTE: JESSICA SANTOS HISTÓRIAS. FÁBULA O RATINHO E O LEÃO. DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=ODFBBMNX2PE ACESSO EM 28 DE SETEMBRO DE 2021. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ |