Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 26/05/2021 (Quarta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER SOBRE O GÊNERO TEXTUAL POEMA, APRENDER SOBRE A SUA ESTRUTURA, OBSERVAR QUE ÀS VEZES OS POEMAS CONTAM HISTÓRIAS, MAS NEM TODO POEMA É POESIA. VOCÊS SABIAM?
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
ATIVIDADE 1
NA VIDEOAULA QUE ACABOU DE ASSISTIR, A PROFESSORA ISABELLA DECLAMOU O POEMA A BONECA, ESCRITO POR OLAVO BILAC. RELEIA OS VERSOS A SEGUIR:
- NA SUA OPINIÃO POR QUE, SEGUNDO OS VERSOS, QUEM MAIS SOFRIA ERA A BONECA?
- QUE AÇÕES DAS MENINAS DEIXARAM A BONECA NESSE ESTADO?
ATIVIDADE 2
NO POEMA, OS GRUPOS DE VERSOS SÃO SEPARADOS UNS DOS OUTROS POR UM ESPAÇO. CADA GRUPO DE VERSOS É UMA ESTROFE.
- QUANTAS ESTROFES TEM ESSE POEMA?
- QUANTOS VERSOS HÁ EM CADA ESTROFE?
CONVIDE UM FAMILIAR PARA FAZEREM JUNTOS, SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR?
ATIVIDADE 3
RELEIA A QUARTA ESTROFE EM VOZ ALTA E OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS.
EM RELAÇÃO AO SOM FINAL, O QUE AS DUPLAS DE PALAVRAS DESTACADAS TÊM EM COMUM? POR QUÊ? CONVERSE COM UM FAMILIAR SOBRE O QUE ACABOU DE DESCOBRIR.
RELEMBRANDO!
- 1. LEITURA DO POEMA A BONECA – OLAVO BILAC
- 2. APRENDEMOS QUE POESIA É DIFERENTE DE POEMA
- 3. OBSERVAMOS E ENTENDEMOS A ESTRUTURA DO GÊNERO TEXTUAL POEMA
- 4. O QUE É VERSO, ESTROFE E RIMAS.
Habilidade estruturante | (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. (EF15LP17) Apreciar poemas concretos, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. |
Referências: | Livro didático: Aprender Juntos 3 Língua Portuguesa, SM, São Paulo, 6ª edição, 2017, páginas 21-23. |