You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – Gênero Textual: Lista

LÍNGUA PORTUGUESA – Gênero Textual: Lista

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 24/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM POR AÍ?

QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS! HOJE, IREMOS ESTUDAR E COMPREENDER SOBRE O GÊNERO TEXTUAL: LISTA. 

É UM GÊNERO COM FUNÇÃO SOCIAL CLARA, PORQUE SÃO TEXTOS COM PROPÓSITOS ESPECÍFICOS, QUE TEM COMO INTUITO ORGANIZAR DADOS OU ENTÃO SERVEM DE APOIO À MEMÓRIA.

C:\Users\Deise&Branco\Downloads\post-it-5033079_1920.jpg

Fonte: pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: LISTA, PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO. 


Português | Turma A | 1º Ano | Ciclo da Infância


PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.

VOCÊ VIU O QUANTO AS LISTAS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA? 

POIS É, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE LISTAS: LISTAS DE COMPRAS, LISTAS DE NOMES DE PESSOAS, CIDADES, ANIMAIS, ENTRE OUTROS. 

A LISTA TEM UMA ESTRUTURA SUPER SIMPLES, TÍTULO – RELACIONADO AO TIPO DE LISTA QUE SERÁ FEITA, E ITENS, ELEMENTOS, PRODUTOS, UM EMBAIXO DO OUTRO.

AS LISTAS PODEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA E ATÉ MESMO EM ORDEM DE PREFERÊNCIAS.


ATIVIDADE 1

PEGUE SEU CADERNO E FAÇA UMA LISTA DE TÍTULOS DE HISTÓRIAS QUE VOCÊ JÁ OUVIU NA ESCOLA. 


ATIVIDADE 2

NO SEU ANIVERSÁRIO, QUEM DA SUA TURMA VOCÊ CONVIDARIA? CRIE A SUA LISTA DE CONVIDADOS!


Habilidade estruturante Habilidades complementaresPRÁTICA DE LINGUAGEM – LEITURA E ESCUTA
(EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS.
PRÁTICA DE LINGUAGEM – ORALIDADE
(EF15LP11) RECONHECER CARACTERÍSTICAS DA CONVERSAÇÃO ESPONTÂNEA PRESENCIAL, RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA, SELECIONANDO E UTILIZANDO, DURANTE A CONVERSAÇÃO, FORMAS DE TRATAMENTO ADEQUADAS, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO E APOSIÇÃO DO INTERLOCUTOR.
PRÁTICA DE LINGUAGEM – ANÁLISE LINGUÍSTICA / SEMIÓTICA
(GO-EF01LP37) RECONHECER QUE LETRAS REPRESENTAM SONS E QUE AS COMBINAÇÕES DAS MESMAS FORMAM SÍLABAS E PALAVRAS.
PRÁTICA DE LINGUAGEM – PRODUÇÃO DE TEXTO
(EF01LP02) ESCREVER, ESPONTANEAMENTE OU POR DITADO, PALAVRAS E FRASES DE FORMA ALFABÉTICA – USANDO LETRAS/GRAFEMAS QUE REPRESENTEM FONEMAS.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < file:///C:/Users/NossaCasa/Downloads/Vol%20II%20-%20Anos%20Iniciais%20leila%20mandou.pdf >. ACESSO EM: 05 DE MAIO DE 2021.
IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:https://br.freepik.com/https://pixabay.com/pt/