ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIÁLOGO É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OU ORAL QUE ENVOLVE A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS.
É UMA ESTRUTURA EM QUE OS PARTICIPANTES INTERAGEM, EXPRESSANDO SEUS PONTOS DE VISTA, OPINIÕES, IDEIAS E ARGUMENTOS.
OS DIÁLOGOS SÃO AMPLAMENTE UTILIZADOS NA LITERATURA, TEATRO, CINEMA, TELEVISÃO E ATÉ MESMO EM CONVERSAS COTIDIANAS.
ELES DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS, NO DESENVOLVIMENTO DA TRAMA E NA TRANSMISSÃO DE MENSAGENS.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VAMOS CRIAR UM DIÁLOGO PARA OS PERSONAGENS ABAIXO?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF35LP30-A) RECONHECER AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE DISCURSO INDIRETO E DISCURSO DIRETO, FOCALIZANDO NA PONTUAÇÃO E NO USO DOS VERBOS DICENDI (VERBOS PARA INTRODUZIR UM DIÁLOGO: AFIRMAR, FALAR GRITAR, DECLARAR, ORDENAR, PERGUNTAR, EXCLAMAR, PEDIR, CONCORDAR ETC.) |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. PIMENTEL, Luiz. A gente precisa conversar. Ilustrações: Alexandre Coelho. Belo Horizonte/MG, Editora Lê, 3 ed. 1999. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA PINTEREST |