You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CONHECENDO O GÊNERO “CANTIGA”
https://pixabay.com/pt/vectors/globo-mundo-terra-m%c3%a3os-pessoas-304586/

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CONHECENDO O GÊNERO “CANTIGA”

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 22/11/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

Crianças, segurando, mãos, parque Vetor grátis


ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: CONHECENDO O GÊNERO: “CANTIGA” E DESCUBRA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.

LÍNGUA PORTUGUESA/ 1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ, CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM! NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS CANTIGAS DE RODA. CANTIGAS DE RODA SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A BRINCADEIRA DE RODA. CONSISTE EM FORMAR UM GRUPO COM VÁRIAS CRIANÇAS, DAR AS MÃOS E CANTAR UMA MÚSICA COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.

A IMPORTÂNCIA EM TRABALHAR AS CANTIGAS DE RODA, SÃO VÁRIAS ENTRE AS PRINCIPAIS ESTÃO: É POSSÍVEL BRINCAR, DESENVOLVER A AUDIÇÃO, RITMO, MOVIMENTOS, EQUILÍBRIO, LINGUAGEM ORAL E MEMÓRIA, A PRÁTICA AINDA CONTRIBUI PARA AS CRIANÇAS SE INICIAREM NA MÚSICA.


PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.



Cinco adoráveis crianças brincando no jardim Vetor grátis

DISPONÍVEL EM HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ ACESSO EM 20 DE OUTUBRO DE 2021.


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • O QUE SÃO CANTIGAS DE RODA;
  • CARACTERÍSTICAS DA CANTIGA;
  • A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE TRABALHAR COM A CANTIGA DE RODA;
  • CONHECENDO ALGUMAS CANTIGAS POPULARES;
  • CANTIGAS DE RODACONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
  • VÍDEO DA CANTIGA “O CRAVO E A ROSA”
  • RELEMBRANDO;
  • ATIVIDADE.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

HABILIDADES ESTRUTURANTES(GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. 
(EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.
(EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA.
(EF12LP07) IDENTIFICAR E (REPRODUZIR, EM CANTIGAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA LÍNGUAS E CANÇÕES, ENTRE OUTROS, RIMAS, ALITERAÇÕES, ASSONÂNCIAS, O RITMO DE FALA RELACIONADO AO RITMO E A MELODIA DAS MÚSICAS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. FONTE: MA ME MI MO MÚSICA! O CRAVO E A ROSA – MA ME MI MO MÚSICADISPONÍVEL EM O CRAVO E A ROSA – MA ME MI MO MÚSICA – YOUTUBE ACESSO EM 20 DE OUTUBRO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DO SITE:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/