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LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CANTIGAS DE RODA

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


CANTIGAS DE RODA SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A BRINCADEIRA DE RODA. CONSISTE EM FORMAR UM GRUPO COM VÁRIAS CRIANÇAS, DAR AS MÃOS E CANTAR UMA MÚSICA COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. A PRÁTICA É COMUM EM TODO O BRASIL E FAZ PARTE DO NOSSO FOLCLORE.

CANTIGAS SÃO ÓTIMAS ATIVIDADES PARA SE FAZER EM GRUPO. QUANDO EM RODA, CONTRIBUEM PARA O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E ENTROSAMENTO. 


VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 1º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Gêneros Textuais: “. Disponível em: <https://youtu.be/yTtSNX9dMNY>. Acesso em: 7 Jun 2022.

HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

CANTE A CANTIGA DE RODA ABAIXO E, DEPOIS ACHE AS PALAVRAS EM NEGRITO NO CAÇA PALAVRAS.

O TREM MALUCO

QUANDO SAI DE PERNAMBUCO

VAI FAZENDO VUCO, VUCO

ATÉ CHEGAR NO CEARÁ

REBOLA PAI, MÃE, FILHA

EU TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA

TAMBÉM QUERO REBOLAR.

XKTREMDNVY
TRXDFVCGUP
PERNAMBUCO
ABTTMCVGOH
IOHFÍLHAQW
BLHTLYJHBR
RATVIHMKXT
FYCEARÁHZG
TUZCDGEGDV
HJDMALUCOB
JMFGHYTDSH

QUESTÃO 2

TENTE COMPLETAR A CANTIGA COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:

BORBOLETINHA

TÁ NA ______________________________________________

FAZENDO CHOCOLATE

PARA A _____________________________________________

POTI-POTI

PERNA DE PAU

OLHO DE ___________________________________________

E NARIZ DE _________________________________________

PAU-PAU


Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/

Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(GO-EF01LP35) Reconhecer sílabas simples e complexas em palavras.
(GO-EF01LP36) Identificar palavras em que um fonema é distintivo, relacionando-as à sua representação gráfica: [p]ato (pato)/ [m]ato (mato)/ [f]ato (fato)/ [3]ato (jato)/ [g]ato (gato).
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas.
(EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado.
(EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos.
(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.
REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
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