You are currently viewing Língua Portuguesa – Frase, oração e período

Língua Portuguesa – Frase, oração e período

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 8º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na tv no dia  31/03/2021 (quarta-feira). Aqui no portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Uma das partes da gramática de nossa língua é a Sintaxe.

Nesta aula introdutória, você conhecerá um pouco sobre termos basilares para aprofundar seus estudos a respeito da construção de sentenças na língua portuguesa.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/%C3%B3culos-livro-educa%C3%A7%C3%A3o-1052010/

Assista a videoaula abaixo, com a temática:  Sintaxe

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.: MARLON CÁSSIO GOMES DOS SANTOS

Olá, tudo bem?

Nesta aula você irá estudar um pouco sobre a sintaxe da Língua Portuguesa. 

Sintaxe é uma parte da gramática de uma língua que estuda a construção da sentença, isto é, as relações que palavras de uma determinada frase exercem dentro dela, como relação de concordância, ordem ou subordinação.

O texto é o resultado de um dado enunciado que foi construído em um processo de interação (autor – texto – leitor). Assim, todo texto é um resultado de uma produção de interlocutores, seja ele falado ou escrito. No texto escrito, aquele que reúne uma série de palavras e frases que constroem determinado sentido, há a presença de frases, orações e períodos que, unidos, formam a estrutura e o corpo do texto. Contudo, esses três termos, embora sejam utilizados como sinônimos em diversas vezes, tem diferenças bem demarcadas. 

A seguir, você irá estudar sobre essas diferenças entre frase, oração e período.

Frase

A frase é um conjunto de palavras capaz de transmitir sentido completo em um contexto comunicativo. A frase pode ou não ter verbo em sua constituição. O importante é que ela tenha sentido completo, mesmo sendo construída com apenas uma palavra. Veja:

“Socorro!”

Acima, você lê uma frase com sentido e construída com apenas uma palavra. A seguir, temos:

“Mãe, socorro!”

Agora, a junção das duas palavras constroem uma frase, pois apresenta sentido completo. Ainda não há verbo nessa frase. Observou isso?

A frase sempre é iniciada por uma palavra com letra maiúscula e termina com alguma pontuação específica ( . ! ? …).

 – Bom dia!

– Tudo bem?

– Que dia lindo!

Oração 

A oração é um enunciado linguístico caracterizado pela presença obrigatória de um verbo ou uma locução verbal. Ela, diferentemente da frase, não precisa ter sentido completo, pois pode estabelecer relação de dependência, de subordinação à outra oração. Nesse sentido, até podemos ler e criar frases com verbos (portanto, orações) sem deixar de ser frase. Veja:

“Socorro, necessito de ajuda!”

Na frase acima, temos uma oração (“necessito de ajuda”). Assim, a oração está dentro da frase e não o contrário.

Período

O período é uma frase que tem uma ou mais orações e sentido completo. Ele é iniciado por uma palavra com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação ( . ! ? … ). Veja:

Leo conversou a tarde toda.

Quando o período possui apenas uma oração, afirma-se que é um período simples. Quando há duas ou mais orações, trata-se de um período composto, como no exemplo a seguir.

Leo conversou e gargalhou a tarde toda.  

É importante conhecer esses níveis de construção sintática para você aprofundar seus estudos no campo da sintaxe, por exemplo, a respeito dos termos essenciais da oração. Esse objeto do conhecimento será estudado posteriormente. A seguir, realize a atividade.

  Atividade

Identifique as orações nos períodos abaixo:

  1. Luana caiu e machucou-se outra vez.
  2. Você fez um excelente e cuidadoso trabalho. 
  3. Claudia estava perdida e não sabia o que fazer.
  4. Rodrigo assiste todas as aulas que passam na TV.
  5. Quem disse que sabe fazer um passinho?  

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.https://www.portugues.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.html 
https://comunidade.rockcontent.com/portugues/page/2/#:

Habilidade  (EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).