You are currently viewing Língua Portuguesa – Fotolegendas: traduzindo imagens em palavras

Língua Portuguesa – Fotolegendas: traduzindo imagens em palavras

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-lendo-livros-e-trabalhando-no-computador_2862846.htm#query=crian%C3%A7a%20LEITURA%20DESENHO&position=0&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – FOTOLEGENDA

Fotolegendas: traduzindo imagens em palavras

  OLÁ ESTUDANTE!

O QUE VOCÊ SABE SOBRE FOTOLEGENDAS?

O TERMO “FOTOLEGENDA” É UMA COMBINAÇÃO DE “FOTO” E “LEGENDA”. AS FOTOLEGENDAS SÃO TEXTOS QUE ACOMPANHAM UMA FOTO, NOS AJUDANDO A ENTENDER MELHOR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA IMAGEM.

O TEXTO FOTOLEGENDA É USADO PARA ESCREVER LEGENDAS PARA FOTOS, SEJA EM REDES SOCIAIS, JORNAIS, REVISTAS OU OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

VEJA O EXEMPLO:

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

UMA FOTOLEGENDA GERALMENTE ACOMPANHA UMA IMAGEM PARA FORNECER CONTEXTO, EXPLICAÇÃO OU COMPLEMENTO À IMAGEM EM SI. 

PODE INCLUIR INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA IMAGEM, QUEM SÃO AS PESSOAS NA FOTO, ONDE E QUANDO FOI TIRADA, OU QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO RELEVANTE PARA ENTENDER COMPLETAMENTE O CONTEÚDO VISUAL.

PARA CRIAR UMA FOTOLEGENDA, OBSERVE ALGUNS CRITÉRIOS IMPORTANTES:

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Atividades

QUESTÃO 1

A FOTOLEGENDA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE FAZ PARTE DO NOSSO COTIDIANO. O TERMO “FOTOLEGENDA” É UMA COMBINAÇÃO DE “FOTO” E “LEGENDA”. AS FOTOLEGENDAS SÃO TEXTOS QUE ACOMPANHAM UMA FOTO.

A- OBSERVE AS IMAGENS E REFLITA SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

                     IMAGEM 1

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/desenho-animado-cachorro-3248592/h> Acesso em 7, junho de 2022.

IMAGEM 2

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-criancas-de-aniversario-plana_3671825.htm#page=2&query=MENINA%20FELIZ%20COM%20PRESENTE%20DESENHO&position=12&from_view=search> Acesso em 7, junho de 2022.

B- AGORA QUE VOCÊ REFLETIU SOBRE AS IMAGENS, ESCREVA FOTOLEGENDAS QUE DESCREVAM ESTAS IMAGENS:

QUESTÃO 2

VOCÊ SABIA QUE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NAS FOTOLEGENDAS GIRAM EM TORNO DAS PERGUNTAS: O QUE, QUEM, ONDE, QUANDO, POR QUE E PARA QUÊ? SABENDO DISSO, CONFORME A IMAGEM A FOTOLEGENDA INDICADA É

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-duas-meninas-brigando-por-um-ursinho-de-pelucia-em-fundo-branco_16844241.htm#query=CRIAN%C3%87AS%20BRIGANDO%20DESENHO&position=2&from_view=search> Acesso em 7, junho de 2022.

QUESTÃO 3

DE ACORDO COM A IMAGEM A FOTOLEGENDA INDICADA É

QUESTÃO 4

FAÇA A LEITURA  DO TEXTO SEGUINTE, OBSERVE A IMAGEM E CRIE UMA FOTOLEGENDA ADEQUADA.

A Importância dos Passeios Escolares

Os passeios escolares são momentos especiais que permitem que alunos e professores saiam das quatro paredes da sala de aula para explorar o mundo ao seu redor. 

Cada passeio é uma oportunidade única de aprendizado fora do ambiente tradicional, proporcionando experiências educacionais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-ativas-brincando-em-cena-ao-ar-livre_19244880.htm#fromView=search&page=1&position=23&uuid=8a6754dc-32e2-4481-9d27-f0e06a097743> Acesso em 7, junho de 2022.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF12LP11-A) Explorar em colaboração com os colegas e o professor, fotolegendas em notícias, manchetes de jornais, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, entre outros gêneros do campo jornalístico.
(EF12LP11-B) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, os gêneros previstos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF12LP11-C) Reler o texto escrito, com auxílio do professor e/ou dos colegas, tomando decisões na escrita e revisando a produção inicial do texto até a versão final.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.