Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
As figuras de linguagem são recursos estratégicos utilizados na comunicação para torná-la mais enfática, expressiva, bonita e apreciável. Assim, elas conferem ao texto um sentido que vai além do literal, permitindo outros significados. As figuras de pensamento têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão. Sabe quando é preciso dar uma notícia triste e você procura palavras para amenizar o impacto? O nome dessa mudança é eufemismo.
O eufemismo é uma das figuras de pensamento que tem como artifício a sutileza. Além de ser utilizado para falar sobre uma situação aterrorizante de forma mais branda, também serve para substituir um xingamento ou mascarar alguma informação. Observe as frases:
“Luna se apropriou do dinheiro do irmão de forma indevida”.
O que a frase quer dizer é: Luna roubou o dinheiro do irmão.
“Quinzé passou dessa para melhor.”
É o mesmo que dizer: Quinzé morreu.
Você consegue se expressar de maneira sutil, isto é, menos grosseira com seus familiares e amigos? Cheque suas últimas conversas nas redes sociais com seus familiares e amigos e avalie se você se expressou de maneira menos sutil ou mais sutil. Em seguida, reflita: como eu poderia ter me expressado para suavizar o teor das minhas mensagens?
Se ao estudar eufemismo, você aprendeu que essa figura consiste em suavizar a informação, agora você conhecerá uma figura que consiste em fazer justamente o contrário: provocar o exagero de maneira intencional.
Quem nunca ficou esperando alguém por uma vida inteira na sorveteria? Quem nunca esteve com tanta fome ao ponto de dizer que comeria um cavalo? Quem nunca ouviu a mãe dizer que ela tinha avisado mais de um milhão de vezes? Pois é, todas essas expressões muito exageradas são hipérboles. Afinal, ninguém passa 80, 100 anos sentado em uma sorveteria esperando outra pessoa, muito menos come um cavalo no almoço.
O eufemismo tenta deixar a situação mais controlada, a hipérbole quer deixar mais intensa. Veja o exemplo:
“Eu já estudei a tabuada mais de mil vezes e até agora não aprendi.”
Essa é uma situação clara onde a hipérbole é utilizada. O exagero foi o recurso utilizado para reforçar o fato de que provavelmente essa pessoa já tentou aprender a tabuada muitas vezes.
Outra figura de linguagem muito empregada no cotidiano é a ironia. A ironia consiste em dizer ou escrever o contrário daquilo que se afirma. Por exemplo:
“Goiânia está tão fria, que, se um ovo cair no chão, ele frita imediatamente.“
No exemplo acima, dá para notar que o que se quer dizer é o contrário, isto é, que a cidade está muito quente.
A personificação é outra figura de linguagem. Ela é uma das figuras de pensamento que utilizamos quando queremos atribuir sentimentos, ações ou qualidades do ser humano aos seres irracionais. Por exemplo:
“A lua me traiu, acreditei que era para valer.”
A lua é um satélite natural do Sistema Solar. Um corpo celeste. Ela não pode “trair” as pessoas porque somente os seres humanos têm condições de fazer isso. A lua está sendo utilizada de forma simbólica para se referir a outra situação.
Veja outro exemplo:
O dia acordou feliz.
Segundo o exemplo, a característica de “acordar feliz” é uma característica humana, que, nesse caso, está atribuída ao dia (substantivo inanimado).
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
– Agora que você está “fera” nesse assunto de figuras de pensamento (sem ironias), faça a seguinte atividade:
1º passo: Explique o significado de ironia aos seus familiares.
2º passo: Em seguida, peça a eles para reproduzirem frases irônicas a você.
3º passo: Anote essas frases em seu caderno de Língua Portuguesa.
4º passo: Explique onde está a ironia em cada uma das frases que você anotou.
QUESTÃO 2
A alternativa que apresenta uma hipérbole é
(A) “Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí, pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor.”
(B) “Se a lenda dessa paixão faz sorrir ou faz chorar, o coração é quem sabe.”
(C) “Esse turu turu turu aqui dentro, que faz turu turu quando você passa.”
(D) “A lua me traiu, acreditei que era pra valer.”
Considere o seguinte diálogo para responder às questões 3 e 4.
João: Oi, Alice! Desculpa a demora para atender a ligação.
Alice: Tranquilo, João. O que você está fazendo?
João: Estou indo para o ponto de ônibus. Tenho que correr, porque, se eu perder esse ônibus, vai levar um século para passar o próximo.
Alice: Amigo, você não tem um aplicativo que mostra o horário dos ônibus?
João: Nossa, que sorte a minha! Acabei de perder o ônibus.
Alice: Como assim?
João: Estava virando a esquina quando o ônibus saía do ponto. O ponto de ônibus riu da minha cara!
Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 3
O personagem João utilizou uma ironia no trecho
(A) Desculpe a demora para atender a ligação.
(B) Estou indo para o ponto de ônibus.
(C) Nossa, que sorte a minha! Acabei de perder o ônibus.
(D) O ponto de ônibus riu da minha cara!
QUESTÃO 4
No texto, além da ironia, há outras figuras de linguagem. Identifique-as, explique quais são e o que elas querem dizer.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024. https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/figura-de-linguagem.htm https://www.portugues.com.br/gramatica/figuras-estilo-ou-linguagem.html https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/ https://www.todoestudo.com.br/portugues/ |