You are currently viewing Língua Portuguesa – Festival de adivinhas

Língua Portuguesa – Festival de adivinhas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL TÍPICO DA CULTURA POPULAR QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS PENSEM E SE DIVIRTAM.

APESAR DE SER UM TEXTO CURTO, SEU DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS É MUITO GRANDE. SÃO CRIADAS PELAS PESSOAS E FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE BRASILEIRO. COMUNS ENTRE AS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM FAZEM SUCESSO ENTRE OS ADULTOS.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/voltar-ao-modelo-chool-na-placa-de-madeira_5601827.htm#query=CRIAN%C3%87A%20DESENHO&position=43&from_view=search>Acesso em: 21, fev. 22

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 1º Bim – Videoaula 4 – FESTIVAL DE ADVINHAS

Festival de adivinhas

OLÁ ESTUDANTES!

VOCÊS SABEM O QUE SÃO ADIVINHAS? VOCÊS GOSTAM DE ADIVINHAS?

AS ADIVINHAS SÃO TEXTOS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE BRASILEIRO.

É UM GÊNERO COM TEXTOS CURTOS, MAS COM UM CONHECIMENTO ENORME!

NO PASSADO, ERAM USADAS COMO UM DESAFIO PARA TESTAR A SABEDORIA DAS PESSOAS.

AS ADIVINHAS GERALMENTE SEGUEM UMA ESTRUTURA ESPECÍFICA, EMBORA POSSA HAVER VARIAÇÕES. APRESENTA UMA PERGUNTA INICIAL,  PERGUNTA DESAFIO E RESPOSTA. 

  • PERGUNTA INICIAL: A ADIVINHA SEMPRE SE INICIA COM A PERGUNTA “O QUE É, O QUE É?”.
  • PERGUNTA DESAFIO: PERGUNTA OU DESAFIO QUE APRESENTA O ENIGMA A SER RESOLVIDO.
  • RESPOSTA: É NECESSÁRIO QUE HAJA A RESPOSTA.

PARA ESCREVER UMA ADIVINHA, É NECESSÁRIO ESCOLHER UM TEMA. EM SEGUIDA PENSE NA RESPOSTA, E IDEIAS QUE PODEM CHEGAR AQUELA RESPOSTA. ESCREVA A PERGUNTA INICIAL, A PERGUNTA DESAFIO E REVISE A SUA ADIVINHA.

Atividades

QUESTÃO 1

VOCÊ SABIA QUE NO PASSADO, AS ADIVINHAS ERAM USADAS COMO UM TESTE DE SABEDORIA? ATUALMENTE, A ADIVINHA TEM O OBJETIVO DE DESAFIAR, DIVERTIR, TAMBÉM ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO AO TENTAR DESCOBRIR A RESPOSTA DE CADA ENIGMA. AGORA É SUA VEZ, TENTE DESCOBRIR O DESAFIO:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-premium/varios-meninos-e-meninas-bonitos-estao-em-duvida-e-pensativos-ponto-de-interrogacao-design-plano_12311372.htm#query=MENINO%20INTERROGA%C3%87%C3%83O%20DESENHO&position=5&from_view=search>. Acesso em: 21, fev. 22

QUESTÃO 2

A ADIVINHA TEM A SEGUINTE ESTRUTURA: PERGUNTA INICIAL, PERGUNTA DESAFIO E RESPOSTA.

TENTE RESPONDER AS ADIVINHAS RELACIONANDO A RESPOSTA À SUA ADIVINHA:

Disponível em: <https://br.freepik.com/>. Acesso em: 21, fev. 22.

QUESTÃO 3

QUAL É A CARACTERÍSTICA DA PERGUNTA INICIAL EM UMA ADIVINHA?

(A) É SEMPRE UMA PERGUNTA COMPLEXA

(B) É UMA PERGUNTA QUE INICIA COM “O QUE É, O QUE É?”

(C) É UMA PERGUNTA QUE DESAFIA A SABEDORIA DAS PESSOAS

(D) É UMA PERGUNTA COM MÚLTIPLAS RESPOSTAS POSSÍVEIS

(E) É UMA PERGUNTA DESAFIO

QUESTÃO 4

QUAL É A CARACTERÍSTICA QUE NÃO CORRESPONDE A PERGUNTA DESAFIO EM UMA ADIVINHA?

(A) PODE SER UMA PERGUNTA COMPLEXA OU NÃO

(B) É UMA PERGUNTA QUE INICIA COM “O QUE É, O QUE É?”

(C) É UMA PERGUNTA QUE DESAFIA A SABEDORIA DAS PESSOAS

(D) É UMA PERGUNTA COM ALGUM DESAFIO

(E) É UMA PERGUNTA QUE APRESENTA UM ENIGMA A SER RESOLVIDO.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. 
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras)com sua representação escrita. 
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. 
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.