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Língua Portuguesa – Fato X Opinião

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 30/09/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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Você sabe diferenciar um fato de uma opinião relativa a esse fato? Neste estudo, você terá a oportunidade de aprender a como identificá-los e diferenciá-los. Bons estudos!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Português – 9º Ano – Ens. Fundamental – Aula 7

Neste estudo você poderá refletir sobre fato e opinião relativa a esse fato.

Antes de você observar a diferença entre esses dois tópicos, recorde algumas características do texto argumentativo. Os texto argumentativo é aquele em que o autor apresenta um ponto de vista central sobre algum tema. Para que o autor convença o leitor de seu ponto de vista, ou seja, de sua opinião, é preciso apresentar argumentos bem construídos. Na argumentação desse texto, é possível que o autor cite fatos e, em seguida, emita sua opinião a respeito deles, criando uma explicação capaz de convencer o leitor daquela ideia. 

Do outro lado do texto, o leitor precisa identificar e diferenciar o que é fato e o que é opinião relativa a esse fato.

Compreenda cada um deles a seguir:

O fato é um acontecimento, uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores.

Veja o exemplo:

A médica prescreveu um remédio ao paciente.

A opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, portanto, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é um maneira de pensar.

Veja o exemplo: 

A médica prescreveu um remédio muito caro ao paciente.

Observe nesse último exemplo que a expressão “muito caro” trata-se de uma opinião relativa ao fato de a médica ter prescrito um remédio ao paciente. Essa prescrição aconteceu, é um fato. Contudo, o autor da frase tem uma opinião específica sobre o fato: o remédio é muito caro. Outras pessoas podem ter opiniões diferentes a respeito desse mesmo fato, como:

A médica prescreveu um remédio de preço acessível ao paciente.

ou

A médica prescreveu um remédio muito barato ao paciente.

  Observe nos dois exemplos anteriores que o fato é o mesmo, mas as opiniões a respeito deles são bem diferentes: no primeiro exemplo, a opinião é que o preço do remédio é acessível e, no segundo, muito barato.

Leia o texto a seguir e responda à questão:

A raposa e as uvas

      Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.

      “Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.

      Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”

Questão: A frase que expressa uma opinião é

(A) “a raposa passeava por um pomar.”

(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.”

(C) “a raposa afastou-se da videira.”

(D) “aposto que estas uvas estão verdes.”

Qual alternativa você escolheu como a resposta correta? Bem, as alternativas (A), (B) e (C) apresentam fatos sendo narrados; observe que são relatos de ações da raposa, como passear, ter a atenção capturada e afastar-se. Na alternativa (D) o verbo “aposto”, flexionado na 1ª pessoa do singular (eu), emite uma opinião da raposa em relação à uvas. Por isso, a alternativa correta é a letra (D). 

Veja outra situação:

As enchentes de minha infância

Sim, nossa casa era muito bonita, verde, com uma tamareira junto à varanda, mas eu invejava os que moravam do outro lado da rua, onde as casas dão fundos para o rio. Como a casa dos Martins, como a casa dos Leão, que depois foi dos Medeiros, depois de nossa tia, casa com varanda fresquinha dando para o rio.
Quando começavam as chuvas a gente ia toda manhã lá no quintal deles ver até onde chegara a enchente. As águas barrentas subiam primeiro até a altura da cerca dos fundos, depois às bananeiras, vinham subindo o quintal, entravam pelo porão. Mais de uma vez, no meio da noite, o volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo

Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.

BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962. p. 157.

Questão: A expressão que revela uma opinião sobre o fato “… vinham todos dormir em nossa casa”,  é

(A) “Às vezes chegava alguém a cavalo…”

(B) “E às vezes o rio atravessava a rua…”

(C) “e se tomava café tarde da noite!”

(D) “Isso para nós era uma festa…”

Localize o terceiro parágrafo do texto. Ele inicia com a exposição do fato relatado pelo narrador: “Então vinham todos dormir em nossa casa.” Observe que na sequência dessa frase temos: “Isso para nós era uma festa”. O termo isso, que é um pronome demonstrativo, retoma o fato que acabou de ser citado, demonstrando a respeito dele uma opinião. Nesse sentido, isso = vinham todos dormir em casa. Na opinião do narrador, esse fato era uma festa. A resposta correta da questão, portanto, só pode ser a alternativa (D).

Agora é sua vez de praticar!

Atividade

Leia o texto a seguir e responda a questão. Em seguida, justifique sua resposta.

CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. […] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. […] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar. 

DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso em: 23 de julho de 2019. 

O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é 

(A) …“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la…”. 

(B) …“É poder votar em quem quiser…”. 

(C) …“revelam estágios de cidadania…” 

(D) … “Foi uma conquista dura. ”


Habilidade estruturante: (EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matriz de referência, tópicos e descritores. Brasília, SEB, INEP, 2008.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).