You are currently viewing Língua Portuguesa – Fábulas

Língua Portuguesa – Fábulas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/muitos-animais-selvagens-na-floresta_6024102.htm#query=ANIMAIS%20DESENHO&position=17&from_view=search>.Acesso em 25, abril de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 2º Bim – Videoaula 5 – Fábulas”. Disponível em: <https://youtu.be/C04ZHEd_wiw>. Acesso em: 18 mai 2022.

FÁBULAS

OLÁ ESTUDANTE!

O QUE SÃO FÁBULAS? VOCÊ CONHECE ALGUMA?

A FÁBULA  É UM GÊNERO TEXTUAL QUE CONSISTE EM NARRATIVAS CURTAS, GERALMENTE COM PERSONAGENS ANIMAIS QUE POSSUEM CARACTERÍSTICAS HUMANAS, COMO FALA E COMPORTAMENTO MORAL.

ESSAS HISTÓRIAS TÊM COMO OBJETIVO TRANSMITIR LIÇÕES OU ENSINAMENTOS MORAIS DE MANEIRA ATRAENTE E FÁCIL DE COMPREENDER. 

MUITAS VEZES, O ENREDO DAS FÁBULAS ENVOLVE SITUAÇÕES EM QUE OS PERSONAGENS ENFRENTAM DESAFIOS, TOMAM DECISÕES E COLHEM AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS AÇÕES.

A FÁBULA DEVE TER UMA ESTRUTURA COM: COMEÇO, MEIO E FIM.

AS FÁBULAS SÃO ESCRITAS DE MANEIRA SIMPLES E DIRETA, PARA QUE SEJAM FACILMENTE COMPREENDIDAS POR UM PÚBLICO AMPLO.

VEJA A FÁBULA SEGUINTE:

CONHEÇA AGORA, UM PASSO A PASSO PARA  PRODUZIR UMA FÁBULA:

1- ESCOLHA A LIÇÃO MORAL QUE VOCÊ DESEJA COMUNICAR;

2- EM SEGUIDA, DEFINA OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;

3-POSTERIORMENTE, CRIE O CENÁRIO, O AMBIENTE EM QUE ACONTECERÁ A HISTÓRIA;

4- POR FIM, CONSTRUA O TEXTO COM DIÁLOGOS;

5- ESCREVA UM TÍTULO QUE POSSA REPRESENTAR A HISTÓRIA.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

NA FÁBULA A LINGUAGEM É SIMPLES, OBJETIVA E DIRETA, E PODE HAVER DIÁLOGOS. A FÁBULA DEVE TER UMA ESTRUTURA MÍNIMA DE COMEÇO, MEIO E FIM. SABENDO DISSO, RESPONDA:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-garota-pensando-com-ponto-de-interrogacao-em-textos-explicativos_24781661.htm#query=crian%C3%A7a%20pensando%20desenho&position=15&from_view=search> Acesso em 18, abril de 2022.

QUESTÃO 2

2- LEIA A FÁBULA SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

DE ACORDO COM A FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” VEJA AS AFIRMAÇÕES E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

I- O LEÃO NÃO PERDOOU O RATINHO.

II- O RATINHO AJUDOU O LEÃO.

III- UMA BOA AÇÃO NÃO MERECE RECOMPENSA.

(A) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.

(B) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO ERRADAS.

(C) AS AFIRMAÇÕES I E II ESTÃO CORRETAS.

(D) APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA.

(E) A AFIRMAÇÃO III ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO 3

QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DAS FÁBULAS?

(A) CONTAR HISTÓRIAS LONGAS E COMPLICADAS.

(B) TRANSMITIR LIÇÕES OU ENSINAMENTOS MORAIS DE FORMA ATRAENTE E FÁCIL DE ENTENDER.

(C) APRESENTAR PERSONAGENS HUMANOS COM CARACTERÍSTICAS ANIMAIS.

(D) ENVOLVER OS LEITORES EM ENREDOS COMPLEXOS.

(E) CONTAR HISTÓRIA REAIS.

QUESTÃO 4

VOCÊ JÁ SABE QUE TODA FÁBULA TERMINA COM UMA LIÇÃO, NÃO É MESMO? A ESSA LIÇÃO CHAMAMOS DE MORAL DA HISTÓRIA. EM QUE SITUAÇÕES DO NOSSO COTIDIANO, VOCÊ ACHA QUE ESSES ENSINAMENTOS PODEM SER UTILIZADOS? DÊ EXEMPLOS PRÁTICOS.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(GO-EF02LP35) Planejar e escrever recontos de histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.