Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
FÁBULAS
OLÁ ESTUDANTE!
O QUE SÃO FÁBULAS? VOCÊ CONHECE ALGUMA?
A FÁBULA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE CONSISTE EM NARRATIVAS CURTAS, GERALMENTE COM PERSONAGENS ANIMAIS QUE POSSUEM CARACTERÍSTICAS HUMANAS, COMO FALA E COMPORTAMENTO MORAL.
ESSAS HISTÓRIAS TÊM COMO OBJETIVO TRANSMITIR LIÇÕES OU ENSINAMENTOS MORAIS DE MANEIRA ATRAENTE E FÁCIL DE COMPREENDER.
MUITAS VEZES, O ENREDO DAS FÁBULAS ENVOLVE SITUAÇÕES EM QUE OS PERSONAGENS ENFRENTAM DESAFIOS, TOMAM DECISÕES E COLHEM AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS AÇÕES.
A FÁBULA DEVE TER UMA ESTRUTURA COM: COMEÇO, MEIO E FIM.
AS FÁBULAS SÃO ESCRITAS DE MANEIRA SIMPLES E DIRETA, PARA QUE SEJAM FACILMENTE COMPREENDIDAS POR UM PÚBLICO AMPLO.
VEJA A FÁBULA SEGUINTE:
CONHEÇA AGORA, UM PASSO A PASSO PARA PRODUZIR UMA FÁBULA:
1- ESCOLHA A LIÇÃO MORAL QUE VOCÊ DESEJA COMUNICAR;
2- EM SEGUIDA, DEFINA OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
3-POSTERIORMENTE, CRIE O CENÁRIO, O AMBIENTE EM QUE ACONTECERÁ A HISTÓRIA;
4- POR FIM, CONSTRUA O TEXTO COM DIÁLOGOS;
5- ESCREVA UM TÍTULO QUE POSSA REPRESENTAR A HISTÓRIA.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
NA FÁBULA A LINGUAGEM É SIMPLES, OBJETIVA E DIRETA, E PODE HAVER DIÁLOGOS. A FÁBULA DEVE TER UMA ESTRUTURA MÍNIMA DE COMEÇO, MEIO E FIM. SABENDO DISSO, RESPONDA:
QUESTÃO 2
2- LEIA A FÁBULA SEGUINTE:
DE ACORDO COM A FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” VEJA AS AFIRMAÇÕES E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
I- O LEÃO NÃO PERDOOU O RATINHO.
II- O RATINHO AJUDOU O LEÃO.
III- UMA BOA AÇÃO NÃO MERECE RECOMPENSA.
(A) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.
(B) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO ERRADAS.
(C) AS AFIRMAÇÕES I E II ESTÃO CORRETAS.
(D) APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA.
(E) A AFIRMAÇÃO III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO 3
QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DAS FÁBULAS?
(A) CONTAR HISTÓRIAS LONGAS E COMPLICADAS.
(B) TRANSMITIR LIÇÕES OU ENSINAMENTOS MORAIS DE FORMA ATRAENTE E FÁCIL DE ENTENDER.
(C) APRESENTAR PERSONAGENS HUMANOS COM CARACTERÍSTICAS ANIMAIS.
(D) ENVOLVER OS LEITORES EM ENREDOS COMPLEXOS.
(E) CONTAR HISTÓRIA REAIS.
QUESTÃO 4
VOCÊ JÁ SABE QUE TODA FÁBULA TERMINA COM UMA LIÇÃO, NÃO É MESMO? A ESSA LIÇÃO CHAMAMOS DE MORAL DA HISTÓRIA. EM QUE SITUAÇÕES DO NOSSO COTIDIANO, VOCÊ ACHA QUE ESSES ENSINAMENTOS PODEM SER UTILIZADOS? DÊ EXEMPLOS PRÁTICOS.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (GO-EF02LP35) Planejar e escrever recontos de histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |