You are currently viewing Língua Portuguesa – Eu estudo, nós estudamos

Língua Portuguesa – Eu estudo, nós estudamos

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 28/10/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

Você sabia que os verbos indicam ações, estados e fenômenos da natureza? Então quando dizemos ou escrevemos: “Hoje está chovendo” ou “Eu gosto de chocolate” lá estão os verbos presentes no discurso. 

Há determinadas situações em que devemos utilizar corretamente as variações, os tempos e os modos dos verbos para termos uma boa escrita. 

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Veja uma deliciosa receita de bolo de cenoura com chocolate da vovó:

Ingredientes:

Bolo de cenoura
Ingredientes 
3 ovos
1 xícara de óleo de soja
2 cenouras bem grandes ou 3 se forem médias
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Cobertura
4 colheres cheias de açúcar
2 colheres cheias de chocolate em pó
1 colher de manteiga
Um pouquinho de leite, apenas para desmanchar

Modo de preparo

  1. Bolo
  2. Bata a cenoura, os ovos e o óleo no liquidificador.
  3. Em uma vasilha à parte, misture os outros ingredientes e coloque em tabuleiro untado.
  4. Asse em forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos.
  5. Cobertura
  6. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, sempre mexendo, até ferver um pouco.
  7. Faça furos no bolo para o chocolate escorrer pelo meio do bolo.
Carrot Cake Delicias - Free photo on Pixabay
Disponível: https://pixabay.com/pt/photos/bolo-de-cenoura-bolo-delicias-3383170/ . Acesso em 28/09/2021.

Agora que você já leu a receita do bolo de cenoura, anote-a em seu caderno e circule quais são os verbos que aparecem no modo imperativo.

ATIVIDADE 2

Faça a concordância dos verbos indicados em parênteses de acordo com o número de pessoa, a pessoa do sujeito e o tempo que dá o melhor sentido para a frase.

  1. Camila e sua amiga  ______________________ (verbo participar) de um curso no próximo ano.
  1. Luana  _____________________ (verbo visitar)  a sua vovó em janeiro do ano passado. 
  1. Nós ______________________ (verbo aprender) inglês em um curso no próximo mês de fevereiro. 

ATIVIDADE 3 

Leia as frases a seguir: 

Após a leitura das frases, organize quais trazem os  verbos destacados no modo indicativo, no modo subjuntivo e no modo imperativo. 


MODO INDICATIVO


MODO SUBJUNTIVO

MODO IMPERATIVO
Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 

(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumeração) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. 
(EF35LP30-A) Reconhecer as diferenças e semelhanças entre discurso direto focalizando na pontuação e no uso dos verbos para introduzir um diálogo: afirmar, falar, gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar.