Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 28/10/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
Você sabia que os verbos indicam ações, estados e fenômenos da natureza? Então quando dizemos ou escrevemos: “Hoje está chovendo” ou “Eu gosto de chocolate” lá estão os verbos presentes no discurso.
Há determinadas situações em que devemos utilizar corretamente as variações, os tempos e os modos dos verbos para termos uma boa escrita.
Vamos para a nossa aula?
ATIVIDADE 1
Veja uma deliciosa receita de bolo de cenoura com chocolate da vovó:
Ingredientes:
Bolo de cenoura
Ingredientes
3 ovos
1 xícara de óleo de soja
2 cenouras bem grandes ou 3 se forem médias
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Cobertura
4 colheres cheias de açúcar
2 colheres cheias de chocolate em pó
1 colher de manteiga
Um pouquinho de leite, apenas para desmanchar
Modo de preparo
- Bolo
- Bata a cenoura, os ovos e o óleo no liquidificador.
- Em uma vasilha à parte, misture os outros ingredientes e coloque em tabuleiro untado.
- Asse em forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos.
- Cobertura
- Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, sempre mexendo, até ferver um pouco.
- Faça furos no bolo para o chocolate escorrer pelo meio do bolo.
Agora que você já leu a receita do bolo de cenoura, anote-a em seu caderno e circule quais são os verbos que aparecem no modo imperativo.
ATIVIDADE 2
Faça a concordância dos verbos indicados em parênteses de acordo com o número de pessoa, a pessoa do sujeito e o tempo que dá o melhor sentido para a frase.
- Camila e sua amiga ______________________ (verbo participar) de um curso no próximo ano.
- Luana _____________________ (verbo visitar) a sua vovó em janeiro do ano passado.
- Nós ______________________ (verbo aprender) inglês em um curso no próximo mês de fevereiro.
ATIVIDADE 3
Leia as frases a seguir:
Após a leitura das frases, organize quais trazem os verbos destacados no modo indicativo, no modo subjuntivo e no modo imperativo.
MODO INDICATIVO | |
MODO SUBJUNTIVO | |
MODO IMPERATIVO |
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante | (EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumeração) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF35LP30-A) Reconhecer as diferenças e semelhanças entre discurso direto focalizando na pontuação e no uso dos verbos para introduzir um diálogo: afirmar, falar, gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar. |