You are currently viewing Língua Portuguesa – Eu conto o conto

Língua Portuguesa – Eu conto o conto

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/linda-garota-usando-uniforme-de-cientista-escrevendo-em-papel-em-branco_18973764.htm#query=crian%C3%A7a%20escrevendo&position=18&from_view=search>. Acesso em 6, maio de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º ano – 1ºBi – Videoaula 5 – EU CONTO O CONTO

Eu conto o conto

Olá estudante!

Você lembra o que é um conto?

O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim.

Você conhece estes contos?

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Se fosse para você recontar, reescrever um conto conhecido como faria?

Reescrever consiste em narrar uma narrativa já conhecida utilizando suas próprias expressões. Essa prática de reescrita pode transcender a simples reprodução, englobando a criação de uma versão pessoal do texto original.

Veja a nova versão do conto “Chapeuzinho Vermelho”, texto produzido por uma aluna do 5º ano :

– Quem é o narrador dessa história?

– Ele participa dela?

– Qual é a história que foi contada a partir do narrador personagem?

– Que mudanças a autora fez na história narrada?

Conheça agora, um passo a passo para elaborar uma reescrita:

1- Antes de começar a reescrever, é fundamental conhecer bem a narrativa;

2- Planeje a estrutura do texto de forma a assegurar que acontecimentos importantes sejam mencionados;

3- Mantenha o enredo original;

4- É importante que o narrador se apresente ao leitor ou traga pistas de quem é pela forma como conta a história;

5- Dependendo de quem conta a história, o desfecho pode apresentar finais diferentes.

Por fim, ao terminar a elaboração da nova versão do texto é importante revisar. Rever o próprio texto é uma etapa essencial no processo de escrita. Durante a fase de reescrita, é possível eliminar segmentos dispensáveis, substituir termos, e incluir informações ou elementos que aprimorem a clareza e objetividade do texto.

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022

QUESTÃO 1

Nesta sequência, será proposta a reescrita dos  contos tradicionais com mudança no foco narrativo. Imagine que um personagem do conto irá contar sua versão da história. Veja essa versão de um conto bastante conhecido:

a) Que conto é este?

b) Quem é o narrador dessa história?

c) Ele participa dela?

d) Qual é a história que foi contada a partir do personagem-narrador?

e)   Que mudanças a autora fez na história narrada?

QUESTÃO 2

O que caracteriza um conto como gênero textual?

(A) Extensão longa e complexidade narrativa.

(B) Estrutura narrativa breve com início, meio e fim.

(C) Uso exclusivo de diálogos sem descrições.

(D) Falta de personagens e enredo definido.

(E) Extensão curta, sem personagens e com complexidade narrativa.

QUESTÃO 3

O que é recomendado fazer antes de começar a reescrever um conto?

(A) Ignorar a narrativa original.

(B) Planejar a estrutura do texto trazendo apenas elementos inéditos.

(C) Criar um enredo completamente novo.

(D) Iniciar a escrita imediatamente sem preparação.

(E) Planejar a estrutura do texto e ter o texto original como apoio.

QUESTÃO 4

Escolha um dos contos abaixo e faça a reescrita do texto com a versão de algum personagem. Boa produção!

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
(EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.