Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Eu conto o conto
Olá estudante!
Você lembra o que é um conto?
O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim.
Você conhece estes contos?
Se fosse para você recontar, reescrever um conto conhecido como faria?
Reescrever consiste em narrar uma narrativa já conhecida utilizando suas próprias expressões. Essa prática de reescrita pode transcender a simples reprodução, englobando a criação de uma versão pessoal do texto original.
Veja a nova versão do conto “Chapeuzinho Vermelho”, texto produzido por uma aluna do 5º ano :
– Quem é o narrador dessa história?
– Ele participa dela?
– Qual é a história que foi contada a partir do narrador personagem?
– Que mudanças a autora fez na história narrada?
Conheça agora, um passo a passo para elaborar uma reescrita:
1- Antes de começar a reescrever, é fundamental conhecer bem a narrativa;
2- Planeje a estrutura do texto de forma a assegurar que acontecimentos importantes sejam mencionados;
3- Mantenha o enredo original;
4- É importante que o narrador se apresente ao leitor ou traga pistas de quem é pela forma como conta a história;
5- Dependendo de quem conta a história, o desfecho pode apresentar finais diferentes.
Por fim, ao terminar a elaboração da nova versão do texto é importante revisar. Rever o próprio texto é uma etapa essencial no processo de escrita. Durante a fase de reescrita, é possível eliminar segmentos dispensáveis, substituir termos, e incluir informações ou elementos que aprimorem a clareza e objetividade do texto.
Atividades
QUESTÃO 1
Nesta sequência, será proposta a reescrita dos contos tradicionais com mudança no foco narrativo. Imagine que um personagem do conto irá contar sua versão da história. Veja essa versão de um conto bastante conhecido:
a) Que conto é este?
b) Quem é o narrador dessa história?
c) Ele participa dela?
d) Qual é a história que foi contada a partir do personagem-narrador?
e) Que mudanças a autora fez na história narrada?
QUESTÃO 2
O que caracteriza um conto como gênero textual?
(A) Extensão longa e complexidade narrativa.
(B) Estrutura narrativa breve com início, meio e fim.
(C) Uso exclusivo de diálogos sem descrições.
(D) Falta de personagens e enredo definido.
(E) Extensão curta, sem personagens e com complexidade narrativa.
QUESTÃO 3
O que é recomendado fazer antes de começar a reescrever um conto?
(A) Ignorar a narrativa original.
(B) Planejar a estrutura do texto trazendo apenas elementos inéditos.
(C) Criar um enredo completamente novo.
(D) Iniciar a escrita imediatamente sem preparação.
(E) Planejar a estrutura do texto e ter o texto original como apoio.
QUESTÃO 4
Escolha um dos contos abaixo e faça a reescrita do texto com a versão de algum personagem. Boa produção!
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |