Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo compreender sobre o gênero resenha crítica.
A resenha crítica é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra, por exemplo: livro, artigo, filme, série, documentário, exposição de artes, peça teatral, apresentação de dança, shows.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
A resenha crítica é um gênero textual em que o autor, além de apresentar o material a ser analisado, assume um posicionamento e argumenta sobre essa posição, tentando convencer o leitor sobre a pertinência da análise. Leia a resenha crítica seguinte:
Após a leitura do texto encontre as seguintes informações:
QUESTÃO 2
Você sabia que a resenha crítica circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos? Na escola esse gênero é muito utilizado pois visa desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas considerações diante desses textos. Sabendo disso, agora é com você! Escreva uma RESENHA CRÍTICA sobre algum livro que você já leu e achou interessante. Se puder, leia-o novamente prestando atenção na história, nos personagens, cenário, costumes, tempo e etc. Siga as orientações:
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 3 E ATIVIDADE 3 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários. (EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê. (EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |