Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo compreender sobre o gênero resenha crítica.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Estudando e produzindo resenha crítica coletivamente
Olá estudante!
Você sabe o que é uma resenha crítica?
Veja o exemplo:
A resenha crítica é um gênero textual que envolve a análise, interpretação e avaliação de uma obra, que pode ser um livro, um filme, um espetáculo teatral, uma peça musical, entre outros.
O resenhista combina descrição e opinião, oferecendo uma visão crítica do objeto analisado.
A função da resenha crítica é proporcionar ao leitor uma visão geral da obra, destacando seus principais aspectos e características.
Para elaborar uma resenha crítica é necessário:
1- Conhecer a obra.
2- Fazer registros sobre a obra.
3-Pesquisar sobre o autor.
4-Criar sua opinião.
5- Escreva o texto.
A estrutura de uma resenha crítica pode variar um pouco dependendo do estilo do autor e do contexto em que está sendo escrita, mas geralmente segue um formato básico que inclui os seguintes elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
- Apresentação da obra: Breve introdução ao que será analisado.
- Propósito da resenha: Explicação do objetivo da resenha e do contexto da obra.
Desenvolvimento
- Descrição concisa dos principais pontos da obra, evitando muitos detalhes ou spoilers.
- Contexto: Informações relevantes que situam a obra em seu contexto (histórico, cultural, social, etc.).
- Análise Crítica.
Conclusão
- Considerações finais: Comentários finais que reforçam a opinião geral sobre a obra.
- Exponha sua indicação ou não da obra.
Você sabe qual é a diferença entre resumo e resenha crítica?
O resumo é uma apresentação concisa e objetiva dos principais pontos de um texto, obra ou evento.
A resenha é um texto crítico que, além de resumir o conteúdo de uma obra, oferece uma análise e interpretação detalhada, incluindo opiniões e julgamentos do autor da resenha.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A resenha crítica é um gênero textual que envolve a análise, interpretação e avaliação de uma obra, que pode ser um livro, um filme, um espetáculo teatral, uma peça musical, entre outros.
Leia a resenha crítica seguinte:
Após a leitura do texto encontre as seguintes informações:
A) Título: | |
B) Assunto abordado: | |
C) Função social deste texto: | |
D) Qual é a opinião do autor sobre o jogo: | |
E) Qual é a sua opinião sobre este game (caso conheça) ou games em geral: |
QUESTÃO 2
A função principal de uma resenha crítica é
(A) resumir a obra sem oferecer opinião.
(B) proporcionar ao leitor uma visão geral da obra.
(C) promover a obra de maneira imparcial.
(D) criticar a obra de maneira negativa.
QUESTÃO 3
A estrutura básica de uma resenha crítica é
(A) Introdução, Resumo, Análise.
(B) Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.
(C) Prefácio, Corpo, Epílogo.
(D) Apresentação, Discussão, Encerramento.
QUESTÃO 4
Você sabia que a resenha crítica circula em diferentes veículos de comunicação e pode estar voltada a diferentes públicos?
Na escola esse gênero é muito utilizado pois visa desenvolver a capacidade argumentativa do estudante, promove o desenvolvimento pessoal, incentivando uma apreciação mais profunda da literatura, do cinema e de outras formas de arte.
Sabendo disso, agora é com você! Escreva uma RESENHA CRÍTICA sobre algum livro que você já leu e achou interessante. Se puder, leia-o novamente prestando atenção na história, nos personagens, cenário, costumes, tempo e etc. Siga as orientações:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários. (EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê. (EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |