You are currently viewing Língua Portuguesa – Entrevista

Língua Portuguesa – Entrevista

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, maio de  2023.

Entrevista

Olá, estudantes!

Você já ouviu falar sobre o gênero textual chamado “entrevista”?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/reporter-de-tv-pop-art-feminino-transmite-ao-vivo_8673814.htm#page=3&query=REPORTER%20DESENHO&position=40&from_view=search&track=ais> Acesso em: 16, maio de  2023.

A entrevista é um gênero textual que consiste em um diálogo, uma conversa estruturada com a presença do entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado, que fornece respostas detalhadas e informativas. Ela pode ser formal ou informal, escrita ou falada.

Esse tipo de texto é muito utilizado para obter informações, opiniões e insights sobre acontecimentos atuais, experiências pessoais, conhecimentos especializados ou explicação e esclarecimentos sobre determinados assuntos.

O gênero entrevista pode ser encontrado em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, programas de televisão, podcasts e plataformas online.

Podemos verificar algumas características importantes desse texto:

Diálogo Estruturado: apresenta um roteiro com perguntas e respostas específicas. Inicia-se com a introdução, seguida pelas perguntas e respostas, e terminando com uma conclusão ou encerramento.

Introdução e Contextualização:apresentação inicial dos participantes e temas.

Informação e Opinião: as respostas do entrevistado podem incluir suas opiniões, visões e experiências pessoais.

Variedade de Tópicos: possibilidade de uma diversidade de temáticas e abordagens.

Entrevistados Diversificados: podem ser especialistas, personalidades públicas, celebridades, ou até mesmo membros comuns da sociedade. 

Estilo de Linguagem: pode variar entre formal e informal, dependendo do contexto e público.

Para realizar uma entrevista é necessário escolher o tema, objetivo, título, participante, pesquisar sobre o entrevistado e o tema da entrevista, formular as perguntas que serão realizadas, conduzir o diálogo, respostas e agradecimentos.

Atividades

1- A entrevista é um gênero textual que consiste em um diálogo, uma conversa estruturada. Sabendo disso, é característica da entrevista exceto:

(A) Ter um entrevistador que faz perguntas.

(B) Apresentar um único ponto de vista.

(C) Possibilidade de apresentar  uma diversidade de temas.

(D) Fornecer informações e insights sobre um tópico.

(E) Ser utilizada para explorar opiniões, conhecimentos e histórias.


2- Qual é o principal objetivo da entrevista como gênero textual?

(A) Entreter o público com histórias fictícias.

(B) Apresentar dados estatísticos e números.

(C) Fornecer informações sobre temas diversos.

(D) Promover apenas debates entre os participantes.

(E) Nenhuma das alternativas.


3- Veja a entrevista seguinte:

a) Qual assunto abordado?


b) Quem foi entrevistada?


c) Qual a importância desse tipo de entrevista?


d) Porque a entrevistada tem interesse nesse tipo de temática?



4- Agora é com você!
Elabore uma entrevista. Escolha o tema, objetivo, título, participante, pesquise sobre o entrevistado e o tema da entrevista, formule as perguntas que serão realizadas, conduza o diálogo, respostas e agradecimentos. Faça o registro de tudo. Boa produção!




















Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.