Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Entrevista
Olá, estudantes!
Você já ouviu falar sobre o gênero textual chamado “entrevista”?
A entrevista é um gênero textual que consiste em um diálogo, uma conversa estruturada com a presença do entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado, que fornece respostas detalhadas e informativas. Ela pode ser formal ou informal, escrita ou falada.
Esse tipo de texto é muito utilizado para obter informações, opiniões e insights sobre acontecimentos atuais, experiências pessoais, conhecimentos especializados ou explicação e esclarecimentos sobre determinados assuntos.
O gênero entrevista pode ser encontrado em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, programas de televisão, podcasts e plataformas online.
Podemos verificar algumas características importantes desse texto:
Diálogo Estruturado: apresenta um roteiro com perguntas e respostas específicas. Inicia-se com a introdução, seguida pelas perguntas e respostas, e terminando com uma conclusão ou encerramento.
Introdução e Contextualização:apresentação inicial dos participantes e temas.
Informação e Opinião: as respostas do entrevistado podem incluir suas opiniões, visões e experiências pessoais.
Variedade de Tópicos: possibilidade de uma diversidade de temáticas e abordagens.
Entrevistados Diversificados: podem ser especialistas, personalidades públicas, celebridades, ou até mesmo membros comuns da sociedade.
Estilo de Linguagem: pode variar entre formal e informal, dependendo do contexto e público.
Para realizar uma entrevista é necessário escolher o tema, objetivo, título, participante, pesquisar sobre o entrevistado e o tema da entrevista, formular as perguntas que serão realizadas, conduzir o diálogo, respostas e agradecimentos.
Atividades
1- A entrevista é um gênero textual que consiste em um diálogo, uma conversa estruturada. Sabendo disso, é característica da entrevista exceto:
(A) Ter um entrevistador que faz perguntas.
(B) Apresentar um único ponto de vista.
(C) Possibilidade de apresentar uma diversidade de temas.
(D) Fornecer informações e insights sobre um tópico.
(E) Ser utilizada para explorar opiniões, conhecimentos e histórias.
2- Qual é o principal objetivo da entrevista como gênero textual?
(A) Entreter o público com histórias fictícias.
(B) Apresentar dados estatísticos e números.
(C) Fornecer informações sobre temas diversos.
(D) Promover apenas debates entre os participantes.
(E) Nenhuma das alternativas.
3- Veja a entrevista seguinte:
a) Qual assunto abordado?
b) Quem foi entrevistada?
c) Qual a importância desse tipo de entrevista?
d) Porque a entrevistada tem interesse nesse tipo de temática?
4- Agora é com você!
Elabore uma entrevista. Escolha o tema, objetivo, título, participante, pesquise sobre o entrevistado e o tema da entrevista, formule as perguntas que serão realizadas, conduza o diálogo, respostas e agradecimentos. Faça o registro de tudo. Boa produção!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |