You are currently viewing Língua Portuguesa – Entre fatos e opiniões

Língua Portuguesa – Entre fatos e opiniões

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-3569999/> Acesso em: 28, ago. 22

Como podemos utilizar fatos na produção de um texto argumentativo? Qual é a importância da opinião do autor em um texto argumentativo? Essas duas perguntas estão associadas à produção de textos argumentativos, sejam eles escritos ou orais. Mais que a produção de um texto, os fatos e as opiniões precisam estar a serviço do propósito comunicativo.

Você já ouviu a expressão “contra fatos não há argumentos”? Essa expressão já popularizada faz muito sentido na produção de textos argumentativos.

Os fatos são acontecimentos, ocorrências ou constatações, que acontecem em decorrência de eventos exteriores. Eles podem ser empregados nos textos com o objetivo de comprovar uma opinião do autor.

A opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, desse modo, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar.

Todo texto precisa ter uma identidade. No texto argumentativo, o autor do texto registra sua marca ao deixar claro para o leitor qual é seu ponto de vista em relação a algum assunto.

Veja a diferença entre fato e opinião em um caso simples:

1) Gabriela ganhou presentes em sua festa de aniversário.

No exemplo acima, temos um fato: a Gabriela, em sua festa de aniversário, ganhou um presente. Temos, portanto, uma constatação, um acontecimento.

Analise os próximos exemplos:

2) Gabriela ganhou presentes luxuosos em sua festa de aniversário.

3) Gabriela ganhou presentes dispensáveis em sua festa de aniversário.

No exemplo dois, a palavra “luxuosos” revela uma opinião de alguém a respeito dos presentes que Gabriela ganhou. No ponto de vista de determinada pessoa, eles são luxuosos. Já no exemplo 3, o ponto de vista é alterado. Observe que a palavra “dispensáveis” remete a um ponto de vista depreciativo em relação aos presentes que Gabriela ganhou em sua festa de aniversário. Em resumo, Gabriela ter ganhado presentes em sua festa de aniversário é um fato; esses presentes serem luxuosos ou dispensáveis são pontos de vista a respeito do fato.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L Portuguesa 8º Ano 3º Bim Videoaula 1 – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0CXwBYs3CaY> Acesso em: 31, ago. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Observe atentamente a seguinte fotografia:

A) Escreva um fato que pode ser constatado na imagem.
B) Escreva duas opiniões a respeito da imagem.

QUESTÃO 2

Na questão anterior, você escreveu fatos e opiniões a respeito do que observou em uma fotografia. Como você sabe, a opinião é um ponto de vista. O que é necessário para que o ponto de vista de uma pessoa em um texto, por exemplo, seja aceito por outras pessoas?

QUESTÃO 3

Pesquise em notícias e demais informações na internet e/ou em revistas impressas sobre a situação dos catadores de lixo no Brasil. Quais são seus desafios diários? Por que sofrem tanto preconceito? O que motiva as pessoas a obterem esse trabalho? Também, se possível, colha depoimentos e opiniões de outras pessoas a respeito desse tema. Anote, de forma sistematizada, aquilo que considerou mais importante nas pesquisas que realizou.

QUESTÃO 4

Na questão anterior, você fez um levantamento de informações a respeito da situação dos catadores de lixo no Brasil. Tendo esses dados em mãos, produza um texto dissertativo-argumentativo com o seguinte tema: Os desafios enfrentados pelos catadores de lixo em nosso país

Lembre-se que seu texto deve ter um ponto de vista central e, para convencer o leitor, deve apresentar fatos que comprovem sua opinião. Dê um título para seu texto. Bom trabalho!

QUESTÃO 5

Assinale a alternativa que apresenta um fato.

(A) Chocolate é o melhor sabor de sorvete.

(B) Minha cor favorita é o azul.

(C) A água ferve a 100 graus Celsius ao nível do mar.

(D) Todos os filmes de terror são chatos.

QUESTÃO 6

Assinale a alternativa que apresenta uma opinião.

(A) A Lua é aproximadamente 1/4 do tamanho da Terra.

(B) Matemática é a matéria mais difícil.

(C) A gravidade é responsável por manter os planetas em órbita ao redor do Sol.

(D) A água congela a 0 graus Celsius ao nível do mar.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (comentário, artigo de opinião etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.