You are currently viewing Língua Portuguesa – Discurso direto e indireto na produção de narrativas

Língua Portuguesa – Discurso direto e indireto na produção de narrativas

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

A escrita de textos narrativos exige do autor cuidado com a seleção vocabular e estratégias de escrita a depender de sua intencionalidade e dos efeitos que deseja conferir ao texto. A escolha pelo emprego dos mecanismos de representação de diferentes vozes por meio do discurso direto ou indireto nesses textos contribui para esses efeitos.

No discurso direto, as palavras exatas de um personagem são citadas entre aspas ou seguidas de um travessão. É como se o próprio personagem estivesse falando. Por exemplo:

Maria disse: “Estou muito feliz com a notícia!”

Maria disse:

Estou muito feliz com a notícia!

No discurso indireto, a fala do personagem é relatada sem ser citada diretamente, utilizando uma estrutura diferente da do discurso direto, dita pelo narrador do texto. Por exemplo:

Maria disse que estava muito feliz com a notícia.

Observe que a palavra “que” demarca a fala de Maria, mas expressa, nesse contexto, pelo narrador.

Em síntese, o discurso direto transmite as palavras exatas de alguém, enquanto o indireto relata o que foi dito de forma mais resumida e sem as aspas ou travessão.

Esses recursos linguísticos e mecanismos de representação de vozes são fundamentais para enriquecer a comunicação e proporcionar nuances diferentes nas expressões linguísticas. Desse modo, são cruciais para dar vida aos diálogos e à narrativa como um todo. O uso habilidoso do discurso direto pode criar momentos de intensidade e realismo, permitindo que os personagens se expressem de forma autêntica, com suas próprias vozes. Já o discurso indireto pode ser usado para sintetizar falas ou para transmitir informações de maneira mais sutil, integrando-as organicamente à narrativa.

Qual desses mecanismos de representação de vozes mais parece com seu estilo de escrita?

Responda às questões a seguir.

Leia o seguinte texto para responder às duas próximas questões.

Ana estava muito animada para contar a novidade aos amigos. Ela entrou na sala, onde todos estavam reunidos, e disse:

— Gente, tenho uma ótima notícia! Consegui o emprego dos meus sonhos!

Os amigos, empolgados, parabenizaram-na calorosamente. João, o mais próximo de Ana, estava sorridente e disse:

— Ana, isso é maravilhoso! Você merece, parabéns!

Texto elaborado pela equipe NEC/SME para fins didáticos.

QUESTÃO 1

O trecho — Gente, tenho uma ótima notícia! Consegui o emprego dos meus sonhos! está escrito:

(A) no discurso direto, porque há a fala direta da personagem, introduzida por um travessão.

(B) no discurso indireto, porque há a fala indireta da personagem, introduzida por um travessão.

(C) no discurso direto, porque o narrador introduz a fala da personagem com um verbo dicendi, dois-pontos e fala por ela.

(D) no discurso indireto, porque porque o narrador fala pela personagem, e não ela.

QUESTÃO 2

Reescreva o seguinte trecho alterando o discurso direto pelo discurso indireto.

— Ana, isso é maravilhoso! Você merece, parabéns!

QUESTÃO 3

Assinale a alternativa em que há um exemplo de discurso indireto.

(A) “Eu faria tudo pra não te perder assim, mas o dia vem, e deixo você ir”.

(B) “Quando a chuva passar, abra a janela e veja, eu sou o sol”.

(C) “Tô ligando pra te avisar que a partir de agora eu tô solteira”.

(D) “O amor é feito de paixões e quando perde a razão não sabe quem vai machucar”.

QUESTÃO 4

Observe a seguinte imagem:

Playing children cartoon background with outdoor summer activities symbols vector illustration Imagem 2: Cena cotidiana no parque. Disponível em <ahref=”https://br.freepik.com/vetores-gratis/jogando-criancas-cartoon-fundo-com-ilustracao-em-vetor-simbolos-atividades-ao-ar-livre-do-verao_3998263.htm#query=cena%20crian%C3%A7a%20soltando%20pipa&position=26&from_view=search&track=ais&uuid=9923e842-5f02-4816-9a1a-839f59d63f4d“> Acesso em; 20, dez. 2023

Considerando a imagem acima, elabore um texto narrativo criativo. Seu texto deve conter a representação de vozes no discurso direto e indireto. Dê um título para sua história.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto do campo Artístico-Literário, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2023.