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Língua Portuguesa – Dicas sobre resumo e artigo de opinião

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Focused people studying in online school flat vector illustration. Young tiny boy and girl sitting with laptops on big stack of books. Distance education and knowledge concept Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-focadas-estudando-na-escola-on-line_8609144.htm#query=estudar&position=2&from_view=search> Acesso em: 08, set. 22

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – DICAS SOBRE RESUMO E ARTIGO DE OPI – Disponível em: <https://youtu.be/mrIQWfnLZxM> Acesso em: 27, set. 22

Responda às questões a seguir.

Leia um fragmento do seguinte trecho extraído de uma dissertação de Mestrado:

Linguagem e interação no processo de ensino-aprendizagem 

Na perspectiva bakhtiniana, a língua é inseparável de seu conteúdo ideológico. Para o filósofo da linguagem, na prática viva da língua, “a consciência linguística do locutor e do receptor nada tem a ver com um sistema abstrato de formas normativas, mas apenas com a linguagem no sentido de conjunto dos contextos possíveis de uso de cada forma particular” (BAKHTIN,2006, p. 98). Como o próprio Bakhtin explica e ressaltamos, a palavra depende da língua no seu uso prático, pois ela mesma não carrega valor algum. 

Essa reflexão nos faz pensar em uma metáfora usada por Bakhtin (2006), em que a palavra é conceituada como “a arena onde se confrontam os valores sociais contraditórios. Segundo o filósofo russo, “os conflitos da língua refletem os conflitos de classe no interior mesmo do sistema: comunidade semiótica e classe social não se recobrem” (BAKHTIN, 2006, p. 15). Esse recorte de “Marxismo e Filosofia da Linguagem” trata a palavra, quando carregada de valor, como uma arena onde as várias vozes se entrecruzam e, simultaneamente, sofrem atravessamentos de diversas ordens sociais. Esses entrecruzamentos decorrem de determinados discursos, em determinadas circunstâncias de interlocução, nos dizeres, na linguagem em si. 

A linguagem torna possível a criação de sentidos entre os sujeitos e a troca de saberes entre os homens. Nessa conjuntura, “é pelas atividades de linguagem que o homem se constitui sujeito, só por intermédio delas é que tem condições de refletir sobre si mesmo” (BRASIL, 2006, p. 23). Assim, em consonância com as OCEM (BRASIL, 2006) e a teoria bakhtiniana, a linguagem na prática viva da interação, em sua relação dialógica, constitui o ser.   

SANTOS, M. C. G. A retextualização na construção de relações dialógicas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6019> Acesso em: 16, set. 22.

QUESTÃO 1

A ideia central do primeiro parágrafo do texto está pautada em torno do conceito de

(A) língua

(B) consciência

(C) formas normativas

(D) palavra

QUESTÃO 2

No segundo parágrafo do texto, há a ocorrência do emprego das aspas (” “) em duas situações. Explique o emprego desse sinal gráfico em cada uma delas.

QUESTÃO 3

De acordo com o texto, a conclusão estabelecida a respeito da teoria bakhtiniana em relação à linguagem é que

(A) “a língua é inseparável de seu conteúdo ideológico”.

(B) “a palavra depende da língua no seu uso prático, pois ela mesma não carrega valor algum”.

(C) “esses entrecruzamentos decorrem de determinados discursos, em determinadas circunstâncias de interlocução, nos dizeres”.

(D) “a linguagem na prática viva da interação, em sua relação dialógica, constitui o ser”.

QUESTÃO 4

O texto procura discutir os conceitos de língua, palavra e linguagem. Resuma esses três conceitos. Atente-se às seguintes dicas:

  • Transforme discurso direto em indireto;
  • Não exprima opiniões pessoais; 
  • Reduza o texto para cerca de 2/3 de sua extensão original em tamanho ou número de palavras.

QUESTÃO 5

Qual é a sua opinião sobre a interação com os colegas de classe para aprender? Você acha importante? Por quê?

Para escrever um texto defendendo sua opinião, atente-se às seguintes dicas:

  • Apresente uma tese clara e objetiva. A tese é o ponto de vista central do texto. Logo no primeiro parágrafo, o produtor do texto apresenta o tema e a tese em relação a ele; 
  • Nos parágrafos seguintes, exponha argumentos que reforcem o ponto de vista principal. Os argumentos dão condições para sustentar o ponto de vista expresso no texto; 
  • Utilize, para subsidiar seus argumentos, dados históricos, dados de pesquisa, inclusive estatísticos, fala de especialistas (discurso de autoridade), exemplificações a partir de situações, dados da realidade, narrativas ou explicações, entre outros (faça pesquisas para obter esses dados); 
  • Evite a repetição de ideias, expressões redundantes, ambiguidade.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias, ou tomar notas em outro suporte, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo, infográfico, tabelas, gráfico ou ilustrações do texto lido, com ou sem comentário/análise, dependendo do que for mais adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
SANTOS, M. C. G. A retextualização na construção de relações dialógicas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6019> Acesso em: 16, set. 22.