You are currently viewing Língua Portuguesa – D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Videoaula 6 – Língua Portuguesa – D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entr…. – 5º Ano

Olá, estudantes!

Você sabe  o conceito de causa e consequência?

Causa é um evento, ação, é aquilo que gera ou dá origem a algo.

Consequência é o resultado de uma causa.

A relação de causa e consequência descreve como eventos, ideias, ações ou elementos em um texto estão interconectados.

Essa relação é importante para a compreensão do texto, uma vez que permite aos leitores entenderem como os diferentes elementos estão relacionados e como contribuem para o desenvolvimento da narrativa ou do argumento.

Sendo assim, para estabelecer a relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto, é necessário:

Para entender melhor, veja o exemplo:

“A chuva intensa causou inundações nas ruas da cidade.”

Podemos identificar neste trecho a relação de causa e consequência: a chuva intensa causou as inundações. Sendo que:

Causa → Chuva intensa

Consequência → inundações

É importante saber que a relação de causa e consequência nem sempre é simples e direta. Em textos mais complexos, as relações podem exigir que os leitores analisem cuidadosamente as informações e os detalhes apresentados para compreender completamente como os elementos do texto estão interconectados.

Observe a fábula abaixo:

De acordo com a fábula apresentada, o motivo por que o leão deu uma chance e liberou o rato foi que…

a) … o leão era conhecido por sua natureza compassiva e desejava fazer o bem aos outros.

b)… o rato era pequeno e o leão teve dó dele.

c) … o leão queria mostrar sua força e bondade aos outros animais da floresta.

d) … o rato suplicou para poupar sua vida, prometendo um dia ajudá-lo.

Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto, buscar e identificar a relação de causa e consequência.

Podemos compreender que  a resposta correta está descrita na alternativa “D.

d) … o rato suplicou para poupar sua vida, prometendo um dia ajudá-lo.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

QUESTÃO 1:

O que você entende por causa? Exemplifique.

QUESTÃO 2:

O que você entende por consequência? Exemplifique.

QUESTÃO 3:

Qual é a relação de causa e consequência mais evidente no texto “O leão e o rato”?

(A) O rato roeu as cordas da rede, e o leão ficou livre.

(B) O leão era bondoso, e o rato correu sobre sua pata.

(C) O rato pediu ajuda ao leão.

(D) O leão ficou preso em uma rede de caçadores.

(E) Nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 4:

Quais são os passos sugeridos no texto para estabelecer a relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto?

(A) Identificar a relação de causa e consequência.

(B) Buscar a relação de causa e consequência e identificar a relação de causa e consequência.

(C) Ler o enunciado, retomar o texto, buscar a relação de causa e consequência e identificar a relação de causa e consequência.

(D) Ler o enunciado, retomar o texto, buscar a relação de causa e consequência.

(E) Ler o texto, buscar a relação de causa e consequência  e ler o enunciado.

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.Analisar os efeitos de sentido decorrente dos mecanismos de construção de textos; Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual; Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.