Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto
Olá, estudantes!
Você sabe o conceito de causa e consequência?
Causa é um evento, ação, é aquilo que gera ou dá origem a algo.
Consequência é o resultado de uma causa.
A relação de causa e consequência descreve como eventos, ideias, ações ou elementos em um texto estão interconectados.
Essa relação é importante para a compreensão do texto, uma vez que permite aos leitores entenderem como os diferentes elementos estão relacionados e como contribuem para o desenvolvimento da narrativa ou do argumento.
Sendo assim, para estabelecer a relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto, é necessário:
Para entender melhor, veja o exemplo:
“A chuva intensa causou inundações nas ruas da cidade.”
Podemos identificar neste trecho a relação de causa e consequência: a chuva intensa causou as inundações. Sendo que:
Causa → Chuva intensa
Consequência → inundações
É importante saber que a relação de causa e consequência nem sempre é simples e direta. Em textos mais complexos, as relações podem exigir que os leitores analisem cuidadosamente as informações e os detalhes apresentados para compreender completamente como os elementos do texto estão interconectados.
Observe a fábula abaixo:
De acordo com a fábula apresentada, o motivo por que o leão deu uma chance e liberou o rato foi que…
a) … o leão era conhecido por sua natureza compassiva e desejava fazer o bem aos outros.
b)… o rato era pequeno e o leão teve dó dele.
c) … o leão queria mostrar sua força e bondade aos outros animais da floresta.
d) … o rato suplicou para poupar sua vida, prometendo um dia ajudá-lo.
Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto, buscar e identificar a relação de causa e consequência.
Podemos compreender que a resposta correta está descrita na alternativa “D.
d) … o rato suplicou para poupar sua vida, prometendo um dia ajudá-lo.
Atividades
QUESTÃO 1:
O que você entende por causa? Exemplifique.
QUESTÃO 2:
O que você entende por consequência? Exemplifique.
QUESTÃO 3:
Qual é a relação de causa e consequência mais evidente no texto “O leão e o rato”?
(A) O rato roeu as cordas da rede, e o leão ficou livre.
(B) O leão era bondoso, e o rato correu sobre sua pata.
(C) O rato pediu ajuda ao leão.
(D) O leão ficou preso em uma rede de caçadores.
(E) Nenhuma das alternativas.
QUESTÃO 4:
Quais são os passos sugeridos no texto para estabelecer a relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto?
(A) Identificar a relação de causa e consequência.
(B) Buscar a relação de causa e consequência e identificar a relação de causa e consequência.
(C) Ler o enunciado, retomar o texto, buscar a relação de causa e consequência e identificar a relação de causa e consequência.
(D) Ler o enunciado, retomar o texto, buscar a relação de causa e consequência.
(E) Ler o texto, buscar a relação de causa e consequência e ler o enunciado.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.Analisar os efeitos de sentido decorrente dos mecanismos de construção de textos; Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual; Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |