You are currently viewing Língua Portuguesa – D4: Inferir uma informação implícita em um texto.

Língua Portuguesa – D4: Inferir uma informação implícita em um texto.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Videoaula 2 – Língua Portuguesa – D4 – Inferir uma Informação Implícita em um Texto – 5º Ano

D4: Inferir uma informação implícita em um texto.

Olá, estudantes!

Você sabia que nem todo texto traz a informação de forma explícita? Pois é, existem informações que não aparecem nas linhas do texto, são chamadas de informações implícitas. 

E você sabe localizar informações implícitas em um texto?

As informações implícitas são aquelas que não são apresentadas claramente no texto. São construídas através de inferências e suposições. Ou seja, são sugeridas pelas informações do texto, pelo contexto ou conhecimento prévio do leitor.

Sendo assim, para localizar informações implícitas em um texto é necessário:

Para entender melhor veja esse exemplo, observe o cartaz seguinte:

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; Goiânia, 2022.

Agora, tente responder.

Após a leitura do cartaz responda qual das alternativas abaixo pode ser inferida:

a) Cadeirinhas para crianças são caras e inacessíveis.

b) Adultos não precisam usar cintos de segurança no carro.

c) As crianças devem permanecer fora do carro durante a viagem.

d) A cadeirinha é essencial para a segurança das crianças em um carro.

Após a leitura do cartaz e depois de ler a solicitação apresentada, é necessário retomar o texto, entender o contexto, fazer relações com o conhecimento que você já tem sobre este assunto e assim deduzir a resposta.

Podemos inferir que  a resposta correta está descrita na alternativa “d”-  A cadeirinha é essencial para a segurança das crianças em um carro.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

Atividades

QUESTÃO 1:

O que são informações implícitas e como elas diferem das informações explícitas em um texto?


QUESTÃO 2:

Qual das seguintes opções NÃO é uma estratégia mencionada no texto para localizar informações implícitas?

(A) Ler o enunciado.

(B) Retomar o texto.

(C) Ignorar o contexto.

(D) Fazer relações.

(E) Entender o texto.

QUESTÃO 3:

Veja a tirinha da Turma do Cabeça Oca do autor Christie Queiroz:

Disponível em: <https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/>. Acesso em: 16, agosto de 2023.

De acordo com a tirinha qual informação pode ser inferida?

(A) O mês de agosto é o favorito do Cacá. 

(B) A menina gosta de reclamar das coisas. 

(C) O Cacá acredita que reclamar não vai melhorar a situação. 

(D) A menina ficou satisfeita com a resposta do Cacá. 

(E) A menina é amiga do Cacá e aceita a sua opinião em tudo.

QUESTÃO 4:

Segundo a tirinha, a menina procurou o Cacá para desabafar por qual motivo?



Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.