You are currently viewing Língua Portuguesa – D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Videoaula 4 – Língua Portuguesa – D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidencia… – 5º Ano

Olá, estudantes!

Você sabe o que são marcas linguísticas?

As marcas linguísticas são elementos de um texto que fornecem informações sobre a pessoa que está se comunicando (o locutor), a pessoa com quem está se comunicando (o interlocutor) e o tipo de linguagem sendo utilizada (formal ou informal).

O locutor é a pessoa que está emitindo a mensagem no texto. O interlocutor é a pessoa ou grupo de pessoas com quem o locutor está se comunicando através do texto. As marcas linguísticas podem indicar se o texto é dirigido a uma pessoa específica (segunda pessoa) ou a um público em geral (terceira pessoa).

A linguagem formal é usada em situações formais. Marcas linguísticas de linguagem formal incluem palavras mais longas e complexas, estruturas gramaticais elaboradas e uso de pronomes de tratamento (como “vossa excelência”). A linguagem informal é mais descontraída e usada em situações cotidianas, entre amigos, em conversas informais, mensagens de texto, redes sociais, etc. Marcas linguísticas de linguagem informal incluem gírias, contrações, abreviações, palavras coloquiais e uma gramática mais flexível.

O locutor e o interlocutor de um texto interagem em contextos variados, utilizando as variações linguísticas formal ou informal e suas marcas.

É importante saber também que existem ainda marcas regionais, técnicas, temporais, sociais entre outras.

Sendo assim, para identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto, é necessário:

Para entender melhor veja essa anedota:

Agora, tente responder.

Em relação à variedade linguística, é possível afirmar que a anedota utiliza a linguagem:

a) padrão, seguindo as formalidades adequadas a uma situação.

b) formal, sendo utilizada em contexto menos pessoal.

c) informal, sendo utilizada em contextos mais acessíveis, descontraídos.

d) culta, seguindo o uso correto das normas gramaticais.

Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto, procurar e analisar as marcas linguísticas, identificar a variedade linguística correspondente ao domínio social do texto.

Podemos compreender que  a resposta correta está descrita na alternativa “C”.

c) informal, sendo utilizada em contextos mais acessíveis, descontraídos.

QUESTÃO 1:

O que são marcas linguísticas em um texto?

(A) Elementos visuais que decoram o texto.

(B) Elementos que fornecem informações sobre o autor do texto.

(C) Elementos que indicam o locutor, o interlocutor e o tipo de linguagem utilizada no texto.

(D) Palavras e frases usadas para despertar o interesse do leitor.

(E) Nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 2:

Como você pode identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto?

(A) Para identificar as marcas linguísticas de um texto basta conhecer o texto.

(B) Precisa ler o enunciado e procurar por marcas visuais.

(C) É necessário ler o enunciado, retomar o texto, procurar e analisar as marcas linguísticas e identificar a variedade linguística correspondente ao domínio social do texto.

(D) Utilizar um tradutor online para entender o texto.

(E) Precisa ler o enunciado e retomar o texto para procurar por sinais de pontuação.

QUESTÃO 3:

Veja o poema seguinte:

Após a leitura do poema, explique como é  possível identificar a presença da linguagem formal no texto. Exemplifique com uma frase do poema “Família”.

QUESTÃO 4:

Além das marcas de linguagem formal e informal, há outras categorias de marcas linguísticas, como as regionais, técnicas e temporais. Pesquise e dê exemplos de cada uma dessas categorias.

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.