You are currently viewing Língua Portuguesa – Cordéis

Língua Portuguesa – Cordéis

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

Cordéis

Olá estudantes!

O que vocês sabem sobre cordéis?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-sentado-no-chao-e-lendo-um-livro_24467390.htm#query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=1&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 28, fev. 23

O cordel é um gênero literário popular que veio do Nordeste do Brasil.

É uma forma de poesia com versos rimados e métrica regular, que apresentam histórias e transmitem conhecimentos.

Os cordéis são impressos em folhetos de papel, geralmente ilustrados, e são vendidos em feiras e eventos culturais.

É uma forma de expressão artística que valoriza a oralidade, a rima e a musicalidade.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

O termo “cordel” tem origem em Portugal e deriva do costume de pendurar os folhetos com cordões para a venda. Esses folhetos são escritos por cordelistas, que são poetas populares.

O gênero textual cordel possui algumas características importantes:

  • Versos rimados;
  • Possuem um número específico de sílabas poéticas em cada linha;
  • Linguagem acessível;
  • Temas variados;
  • Frequentemente recitado ou cantado;
  • Os folhetos de cordel costumam ser ilustrados com desenhos coloridos.

Veja o cordel seguinte:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/bandeira-de-sinal-de-madeira-vazia-isolada_24467455.htm#query=BORDA%20MADEIRA&position=25&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 28, de junho de 23.

Atividades

1- O cordel é um gênero literário popular que veio do Nordeste do Brasil. Marque sobre as  características dos cordéis:

(A) São textos sem rima.

(B) Apresentam uma linguagem complexa.

(C) São textos que não exploram a oralidade.

(D) Abordam sempre histórias de lutas.

(E) São textos que frequentemente são recitados ou cantados.


2- Sobre o gênero textual cordel, faça a leitura de cada alternativa, pense e depois assinale a resposta correta:

I- O cordelista é um poeta popular.

II- O termo “cordel” tem origem na Espanha.

III- O cordel é um gênero literário popular que veio do Nordeste do Brasil

(A) Apenas a afirmativa I está correta.

(B) Apenas a afirmativa II está correta.

(C) Apenas a afirmativa III está correta.

(D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

(E) A afirmativa II está errada.


3- Leia o cordel a seguir e responda:

a) Qual o assunto tratado no texto?


b) Quantos versos o texto possui?


c) Segundo o texto, quem é Lampião?



4- Retire do cordel apresentado no exercício anterior, todas as palavras que você não conhece, procure no dicionário o significado de cada uma e registre:

Palavra: Significado: 









Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.