Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Cordéis
Olá estudantes!
O que vocês sabem sobre cordéis?
O cordel é um gênero literário popular que veio do Nordeste do Brasil.
É uma forma de poesia com versos rimados e métrica regular, que apresentam histórias e transmitem conhecimentos.
Os cordéis são impressos em folhetos de papel, geralmente ilustrados, e são vendidos em feiras e eventos culturais.
É uma forma de expressão artística que valoriza a oralidade, a rima e a musicalidade.
O termo “cordel” tem origem em Portugal e deriva do costume de pendurar os folhetos com cordões para a venda. Esses folhetos são escritos por cordelistas, que são poetas populares.
O gênero textual cordel possui algumas características importantes:
- Versos rimados;
- Possuem um número específico de sílabas poéticas em cada linha;
- Linguagem acessível;
- Temas variados;
- Frequentemente recitado ou cantado;
- Os folhetos de cordel costumam ser ilustrados com desenhos coloridos.
Veja o cordel seguinte:
Atividades
1- O cordel é um gênero literário popular que veio do Nordeste do Brasil. Marque sobre as características dos cordéis:
(A) São textos sem rima.
(B) Apresentam uma linguagem complexa.
(C) São textos que não exploram a oralidade.
(D) Abordam sempre histórias de lutas.
(E) São textos que frequentemente são recitados ou cantados.
2- Sobre o gênero textual cordel, faça a leitura de cada alternativa, pense e depois assinale a resposta correta:
I- O cordelista é um poeta popular.
II- O termo “cordel” tem origem na Espanha.
III- O cordel é um gênero literário popular que veio do Nordeste do Brasil
(A) Apenas a afirmativa I está correta.
(B) Apenas a afirmativa II está correta.
(C) Apenas a afirmativa III está correta.
(D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
(E) A afirmativa II está errada.
3- Leia o cordel a seguir e responda:
a) Qual o assunto tratado no texto?
b) Quantos versos o texto possui?
c) Segundo o texto, quem é Lampião?
4- Retire do cordel apresentado no exercício anterior, todas as palavras que você não conhece, procure no dicionário o significado de cada uma e registre:
Palavra: | Significado: |
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem); (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |