You are currently viewing Língua Portuguesa –  Contos que vieram da África

Língua Portuguesa – Contos que vieram da África

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de contos africanos, de tradição oral, que existem no Brasil.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-preto-do-mes-desenhado-a-mao_18777378.htm#query=africa%20desenho&position=0&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – CONTOS QUE VIERAM DA AFRICA

QUESTÃO 1

Os contos de tradição oral trazem os costumes, as ideias, os valores e as tradições do povo de que fazem parte. São contados de “boca em boca”. Podem sofrer transformações ao serem recontados, pois, “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Os contos africanos são narrativas curtas e com linguagem simples, que transmitem ensinamentos e memórias da cultura de vários povos da África. Sabendo disso, responda:

1. O que você sabe sobre a África? Onde fica?

________________________________________________________________________________________________________________

2. Que outras heranças você acha que recebemos dos povos africanos? Há algum

em sua família? Dê um exemplo.

3. Você já leu algum livro, conto, poesia ou outro texto da literatura africana ou

afro-brasileira?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ajuda-da-web-e-suporte-ao-ponto-de-interrogacao_8162783.htm#query=voce%20sabia&position=13&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

QUESTÃO 2

Os contos africanos são destinados a um público leitor curioso para conhecer os costumes, linguagens e outras visões do mundo a partir do conhecimento das narrativas africanas. Nas tribos africanas, as histórias eram criadas por e para as pessoas do próprio grupo. Elas serviam para ensinar, transmitir valores culturais e frisar pontos sobre a vida. Conheça um conto de origem moçambicana  de 1979:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/tribos-indigenas-africanas-com-mapa_9741857.htm#page=2&query=africa%20desenho&position=46&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

1. Quem são os personagens da história?

2. O que você pode aprender nesse conto?

3. Você gostou da história? Que outro final você poderia dar para este conto? Seja criativo!

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.