Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Contos que vieram da África
As histórias que vieram da África são cheias de riqueza e sabedoria. Passadas de geração em geração, esses contos africanos viajaram pelo mundo, compartilhando os ensinamentos e tradições de muitos povos.
Na África, as histórias são contadas de maneira especial, em momentos em que toda a comunidade se reúne para ouvir e aprender.
Conheça um conto africano:
Os contos africanos falam sobre amizade, coragem, respeito e justiça, usando personagens que chamam a atenção, como animais que falam ou seres especiais.
Estes contos ao serem recontados por diferentes pessoas ao longo do tempo, adaptam-se e mudam detalhes conforme quem conta e o contexto em que a história é narrada.
Por ser uma narrativa curta, o conto não apresenta muitas descrições detalhadas e desenvolvimentos extensos de personagens, focando apenas no essencial para contar a história de forma rápida e impactante.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Os contos africanos são narrativas curtas e com linguagem simples, que transmitem ensinamentos e memórias da cultura de vários povos da África. Sabendo disso, responda:
A) O que você sabe sobre a África? Onde fica?
B) Que outras heranças você acha que recebemos dos povos africanos? Há algum
em sua família? Dê um exemplo.
C) Você já leu algum livro, conto, poesia ou outro texto da literatura africana ou
afro-brasileira?
QUESTÃO 2
Os contos africanos servem para ensinar e transmitir valores culturais.
Conheça um conto de origem moçambicana de 1979:
A) Quem são os personagens da história?
_______________________________________________________________________________________________
B) O que você pode aprender nesse conto?
_______________________________________________________________________________________________
C) Você gostou da história? Que outro final você poderia dar para este conto? Seja criativo!
QUESTÃO 3
A principal característica dos contos africanos é
(A) ser longo, complexo e detalhado.
(B) ser passado de geração em geração.
(C) falar apenas sobre guerra e conflitos.
(D) ser escrito e registrado em livros.
QUESTÃO 4
Os contos africanos, quando são recontados ao longo do tempo
(A) permanecem sempre iguais, sem alteração.
(B) se tornam extensos, detalhados e complexos.
(C) mudam conforme quem os conta e o contexto.
(D) são eventualmente esquecidos e desaparecem.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. (EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |