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Língua Portuguesa – Contos e encantos

Olá, educando (a)! Esta videoaula de LÍNGUA PORTUGUESA foi veiculada na TV no dia 27/05/2021 Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com você? 
Como é bom ouvir um conto, não é? Nessa nossa aventura iremos compreender como os contos populares estão presentes em nossa história e em nossa cultura, enriquecendo as tradições e memórias.
Verificaremos que a linguagem utilizada nas narrativas pode estimular o suspense, valorizar a imaginação e trazer muita aventura quando um conto popular é transmitido. Inclusive, já percebeu que de acordo com a região que vivem, as pessoas podem usar expressões e falas muito diferentes umas das outras? Em Goiás, alguns termos falados, são somente nossos! Mas em um texto formal, será adequado a utilização dessas palavras? Podemos escrever exatamente como falamos?

Vamos descobrir juntos! Já pegou seu material? Entre nessa aventura e não fique de fora dessa videoaula!

Português | Turma D | 4º Ano | Ciclo da Infância

ATIVIDADE 1

Os contos podem ter diversificadas versões. Leia a história “O jabuti e a fruta” a partir do olhar da escritora Ana Maria Machado. Não deixe de compartilhar com sua família.

O jabuti e a fruta

        Uma vez apareceu na floresta uma árvore nova que dava uma fruta que todos os bichos ficaram com vontade de comer, mas só podia comer quem primeiro soubesse o nome da fruta. E, para ficar sabendo, era preciso perguntar a uma mulher que tomava conta da árvore e morava meio longe. Depois, embaixo da árvore, tinha que dizer o nome da fruta bem certinho. Então a fruta amadurecia e caía.

        Um por um, cada bicho ia lá na casa da mulher e perguntava. Ela respondia. Ela não podia enganar ninguém. Tinha que responder direito, o nome certo, como o deus da mata havia mandado.

        Mas era um nome enorme e complicadíssimo. Quando chegava na metade do caminho, o bicho já havia esquecido e não podia voltar lá pra perguntar de novo. Precisava guardar bem direitinho na cabeça para não esquecer.

        Para complicar ainda mais, a mulher fazia uma coisa ruim, só para atrapalhar. Misturava as ideias na cabeça do bicho que perguntava. Quer dizer, depois de falar bem certinho o nome da fruta, quando o bicho já estava indo embora, tentando guardar o nome da fruta, ela chamava:

        – Ei, espera um pouquinho, compadre, que eu acho que me enganei!

        E então começava a dizer várias outras palavras para confundir.

        … Até que chegou a vez do Jabuti.

        Sabendo do que tinha acontecido com os outros, ele teve uma ideia. Levou sua violinha quando foi se apresentar à mulher:

        – Por favor, a senhora pode me dizer qual é o nome da fruta?

        Ela respondeu:

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        Rapidamente ele inventou uma musiquinha e começou a dedilhar as cordas da viola enquanto cantava:

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        E num instantinho a mulher chamou:

        – Ei, seu Jabuti, não é que eu lhe dei uma informação errada? O nome da fruta não é esse não. É Puçá, Puçá, Puçacambira, Puçuarinha.

        E o Jabuti não parou de cantar.

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        E a mulher vinha atrás dele, falando sem parar.

        – Ou será que eu me enganei? Acho que é Içá, Içá, pega na imbira, solta a farinha ….

        E o Jabuti firme, dedilhando sua viola:

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        A mulher não desistia:

        – Ou será que é Assá, Assá, viu curupira, viu você?

        E o Jabuti não parava um segundo:

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        A mulher ficou furiosa, passou a mão num pedaço de pau e deu uma pancada no Jabuti que rachou seu casco todinho, mas o teimoso não parou:

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        Continuou até que chegou perto da árvore e a mulher teve que voltar para casa. O Jabuti cantou:

        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.

        Era o nome certo. A fruta caiu. Ele continuou cantando e foi uma chuva de frutas amadurecendo e caindo. Dava para todos os bichos provarem.

        E, como as frutas tinham um visgo grudento que nem jaca, os outros bichos aproveitaram e usaram o visgo para colar os cacos do casco rachado do Jabuti.

        E ele ficou assim, remendadinho, até hoje !!!

MACHADO, Ana Maria. Histórias à brasileira: O pavão misterioso e outros. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2008

Em seu caderno, faça um paralelo entre a história acima e a que foi recontada na videoaula.

QUEM SÃO OS PERSONAGENS?
“O jabuti e a fruta” – Ana Maria Machado





“O jabuti e a fruta” – Contadora de história Renata Damasceno
EM QUE LOCAL O CONTO SE PASSA?
“O jabuti e a fruta” – Ana Maria Machado






“O jabuti e a fruta” – Contadora de história Renata DamaBomsceno
QUAL É A FRUTA DESEJADA PELO JABUTI?
“O jabuti e a fruta” – Ana Maria Machado




“O jabuti e a fruta” – Contadora de história Renata Damasceno

ATIVIDADE 2

Assista o conto “A Festa no céu” apresentado no vídeo a seguir:

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CON78zvOqOM. Acesso em: 07/05/2021

Agora o desafio é com você: reúna sua família ou os seus amigos e reconte a história para eles. Não se esqueça de mostrar a situação inicial, valorizar o momento do clímax e apresentar um desfecho. Você pode fazer desenhos para mostrar as cenas e usar objetos que tem em casa para representar os animais. Use sua imaginação!!!

ATIVIDADE 3

Observe a imagem:

Conto De Fadas, Vintage, Antigo, Encantadora, Encantado
Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/conto-de-fadas-vintage-antigo-1653150/. Acesso em: 07/05/2021

A- A partir da imagem, qual título você criaria para contar o conto? Quem seriam os personagens?

B – Qual seria a situação inicial e como se desenvolveria o conflito e o clímax?

C – Qual o final você escreveria para o conto? Use sua imaginação e surpreenda!


REVISÃO

  • 1 – OS CONTOS POPULARES SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO E ENRIQUECEM A CULTURA;
  • 2 – OS CONTOS POPULARES APRESENTAM PERSONAGENS, ESPAÇO, TEMPO NARRADOR, AÇÃO OU ENREDO;
  • 3 – A DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO INICIAL, COMPLICAÇÃO, CLÍMAX E DESFECHO FAZEM PARTE DA ESTRUTURA DO ENREDO DE UM CONTO;
  • 4 – A IMAGINAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA CRIAÇÃO DE UM CONTO;
  • 5 – O CONTO POPULAR PODE TRAZER EXPRESSÕES DA LINGUAGEM INFORMAL E EXPRESSÕES REGIONAIS;
  • 6 – OS CONTOS PODEM TER VERSÕES DIFERENTES DE ACORDO COM O MODO COMO SÃO TRANSMITIDOS;
  • 7 – BERNARDO ÉLIS FOI UM FAMOSO ESCRITOR DE CONTOS E LEVOU O NOME DE GOIÁS PARA O MUNDO.

Habilidades(EF04GE03-A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler(pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos  prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra confirmando antecipações  e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. 
(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem).
(GO-EF35LP33) Ler, comparar e associar os textos em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social.
(GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(GO-EF15LP22) Reconhecer que o uso da linguagem formal ou informal depende da situação de uso: uma conversa entre amigos, aula, entrevista, entre outras.
Referências:https://www.youtubel.com/watch?v=CON78zvOqOM
MACHADO, Ana Maria. Histórias à brasileira: O pavão misterioso e outros. São Paulo: Companhias das Letrinhas, 2008.
https://pixabay.com/pt/illustrations/conto-de-fadas-vintage-antigo-1653150