You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – CONTOS CLÁSSICOS: PERSONAGENS

LÍNGUA PORTUGUESA – CONTOS CLÁSSICOS: PERSONAGENS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A PALAVRA CONTO VEM DE CONTAR. 

O CONTO É UMA NARRATIVA SIMPLES, TENDO COMEÇO, MEIO E FIM DA HISTÓRIA.

NARRADOS DE MANEIRA BREVE, PORÉM O SUFICIENTE PARA CONTAR A HISTÓRIA COMPLETA, OS CONTOS RELATAM ACONTECIMENTOS OU SITUAÇÕES DA VIDA DE ALGUM PERSONAGEM.

PERSONAGEM É QUALQUER SER ATUANTE DE UMA HISTÓRIA OU OBRA.

NORMALMENTE É UMA PESSOA, MAS PODE SER UM ANIMAL, UM SER FICTÍCIO OU UM OBJETO. LOCAÇÕES COMO UMA CASA OU UM CASTELO PODEM SER PERSONAGENS DE UM ENREDO.

PERSONAGENS PODEM TER NOMES OU NÃO, E PODEM TER QUALQUER TIPO DE PERSONALIDADE.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

FONTE: https://youtu.be/pz3izWr-E7Y

VAMOS FAZER A ATIVIDADE?

QUESTÃO 1

OS PERSONAGENS ABAIXO APARECEM EM QUAL HISTÓRIA?

A BELA ADORMECIDA
BRANCA DE NEVE E OS 7 ANÕES
REI SAPO

OS TRÊS PORQUINHOS
A BELA E A FERA
CINDERELA

CINDERELA
BICHO PELUDO
A PEQUENA SEREIA

QUESTÃO 2

 FAÇA UMA LISTA DE PERSONAGENS QUE VOCÊ ADORA:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________


Autora:Maria da Luz Santos Ramos
Formação:Professora Pedagoga, Doutora em Educação
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF15LP15-A/B/C) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, incluindo a literatura goiana.

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.

GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagens de:
https://br.freepik.com/
https://pixabay.com/pt/