You are currently viewing Língua Portuguesa – Confiabilidade e demais características presentes em textos multimodais

Língua Portuguesa – Confiabilidade e demais características presentes em textos multimodais

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGCsTlnfzQ/hm_63Bbeur69H6h9wzGI8w/edit?utm_content=DAGCsTlnfzQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 24/04/2024.

Confiabilidade e demais características presentes em textos multimodais

Como vimos, anteriormente, nos estudos realizados sobre Leitura de Gráficos, muitas vezes os gráficos vêm acompanhados de mais informações textuais e isto o classifica como um texto multimodal. 

Para compreendermos melhor um texto multimodal devemos nos atentar para algumas características presentes em sua grande maioria, como o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, boxes de complementação, linkagem ou de remissão, infográfico, negrito, itálico, letra capitular, uso de notas de rodapé, hiperlinks, som e movimento, cores e imagens. 

Veja na imagem abaixo algumas dessas características:

Imagem disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19625-numero-de-homens-e-mulheres.html > Acesso em 14/04/2024 – Adaptado para fins pedagógicos.

É de fundamental importância também nos atentarmos para a confiabilidade do texto. Você sabe como descobrir se um texto é confiável?

Atente para as dicas a seguir:

1- Identificar as fontes: todas as informações devem conter uma fonte segura, como órgãos governamentais, sites institucionais, educativos, revistas científicas, imprensa profissional de grande circulação nacional.

2- Verificar a data da notícia: publicações antigas podem invalidar discussões acerca de assuntos atuais.

3- Neutralidade da informação: as notícias e informações devem transmitir imparcialidade e/ou cientificidade.

4- Atentar à ortografia: notícias e informações inventadas possuem muitos erros ortográficos e de concordância. Fiquem atentos com frases e partes desconexas.

5- Grupo familiar e de amigos não é fonte: nem tudo que é enviado por família e amigos é verdadeiro. Certifique-se das fontes, pesquise em associações, conselhos profissionais, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, artigos científicos, IBGE, entre outros.

Questão 1

A confiabilidade de um texto quer dizer que o mesmo foi produzido ou está postado em fontes seguras, como

(A) redes sociais e grupos familiares.

(B) Instagram.

(C) sites governamentais, revistas científicas e sites institucionais.

(D) grupos de amigos e sites de entretenimento.

Questão 2

Para garantir a neutralidade da informação, um texto deve transmitir

(A) opiniões fortes e polarizadas.

(B) imparcialidade e cientificidade.

(C) informações sensacionalistas.

(D) apenas um ponto de vista.

Questão 3

A imagem ao lado apresenta algumas das características presentes em um texto multimodal, de fonte segura, sendo

(A) gráficos, texto e informações visuais.

(B) apenas imagens.

(C) somente texto escrito.

(D) informações sensacionalistas.

Imagem disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19625-numero-de-homens-e-mulheres.html > Acesso em 24/04/2024.

Questão 4

Por que você acredita ser importante verificar a confiabilidade de um texto?

Questão 5

Agora é a sua vez de praticar e produzir um texto multimodal. Pesquise em fontes confiáveis acerca de um assunto de seu interesse, pode ser sobre um animal, jogos, moda, lazer. Escreva um texto para apresentar sobre sua pesquisa e não deixe de colocar as características que o tornarão um texto multimodal, como elementos visuais, imagens, gráficos ou tabela, cores, negrito, boxes de complementação, nota de rodapé, dentre outros do seu interesse.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGC31ox_Q8/Dv97bTvuA9QWiIox4Y4ydg/edit?utm_content=DAGC31ox_Q8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 24/04/2024.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGCsTlnfzQ/hm_63Bbeur69H6h9wzGI8w/edit?utm_content=DAGCsTlnfzQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 24/04/2024.

Disponível em: https://view.genial.ly/6621483b62eab5001447274c/interactive-content-quiz-verdadeiro-ou-falso > Acesso em 24/04/2024. 

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 5° Ano – 2024/ 2º bimestre)
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 5° Ano – 2024/ 2º bimestre)
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 5° Ano – 2024/ 2º bimestre)
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 5° Ano – 2024/ 2º bimestre)
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em17/04/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 2º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 17 p. 

FONTOURA, Marcelo Crispim da. 5 dicas: como checar informações na internet. 2020. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-como-checar-informacoes-na-internet/. Acesso em: 17 abr. 2024.

CARPANEDA, Isabela Pessôa de Melo. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 5: recurso educacional digital. São Paulo: Ftd, 2021. 170 p. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/a_conquista_lingua-portuguesa_-_volume_5. Acesso em: 17 abr. 2024.