You are currently viewing Língua Portuguesa – Como identificar a ideia central de uma notícia?

Língua Portuguesa – Como identificar a ideia central de uma notícia?

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

O gênero textual notícia é um texto do campo jornalístico. Ela tem como objetivo principal informar o leitor ou espectador a respeito de acontecimentos reais e atuais de um determinado lugar. Uma notícia é, basicamente, estruturada em quatro partes: título (ou manchete), subtítulo, lide e o corpo do texto.

Como todo texto, que possui um assunto geral e uma ideia central que está presente em toda sua extensão, a notícia possui também uma ideia principal. Como a notícia narra fatos acontecidos, a essa ideia central do texto atribuímos o fato ou acontecimento principal narrado.

no título da notícia podemos identificar a síntese do fato noticiado, que pode ser ampliada no subtítulo. No lide, que é o primeiro parágrafo do texto, o produtor da notícia apresenta um resumo do fato noticiado, indicando o que aconteceu, com quem, quando, onde e como. Nesse parágrafo, temos a confirmação do fato que está sendo noticiado. Nos parágrafos seguintes, a notícia será desenvolvida com a exposição dos pormenores do que está sendo informado, além de informações adicionais não principais.

Veja um exemplo:

Oitavas de final no masculino da Copa Interbairros Goiânia de Futebol Society será realizada neste domingo (05/03)

As oitavas de final no masculino da Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society será realizada, neste domingo (05/03), em quatro campos espalhados pela capital. Os jogos desta fase reúne 16 equipes em oito jogos únicos. O torneio conta com apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), e realização da Federação de Futebol Society do Estado de Goiás (FFS-GO).

Os confrontos, em jogo único e eliminatório, definiram os times que avançam paras as quartas de final. Os jogos ocorrem no Jardim das Aroeiras, Curitiba, Vila União e Campo do Faiçalville. Os vencedores de cada jogo, totalizando oito times masculinos, seguem na copa em busca do título e premiações.

Esta fase não terá jogos no feminino, que conta com quatro times jogando pela semifinal da categoria, no domingo (12/03), data que também será disputada a fase quartas de final no masculino.

“A medida em que a competição se afunila, as equipes ficam mais preparadas e fortes. Cada jogo é uma decisão para os times. Serão oito jogos pegados e, com certeza, cheios de emoções”, afirma o secretário dos esportes de Goiânia, Álvaro Alexandre.

Copa

Nesta fase na categoria masculina da Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society, os 16 times buscam as oito vagas nas quartas de final da competição.

As premiações ocorrerão no último dia de competição, logo após a realização dos jogos finais. Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios: R$ 15 mil para a categoria masculina e R$ 15 mil para a feminina, incluindo campeão, vice-campeão, artilheiro, goleiro menos vazado e treinador da competição. A copa já tem confirmação de uma nova edição no segundo semestre deste ano e outra para o ano de 2024.

Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp) – Prefeitura de Goiânia

PREFEITURA DE GOIÂNIA, 2023. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/oitavas-de-final-no-masculino-da-copa-interbairros-goiania-de-futebol-society-sera-realizada-neste-domingo-05-03/> (Trecho adaptado) Acesso em: 03, mar. 2023

Na notícia apresentada acima, já no título podemos observar o seu assunto geral, que é a realização das oitavas de final da Copa Interbairros Goiânia de Futebol Society, e o acontecimento central noticiado: a informação de que, no próximo domingo, esse evento será realizado.  No lide, essa informação é repetida e detalhada, indicando o que acontece, onde, quando, como e com quem. No decorrer do texto, outras informações são compartilhadas, mas todas elas estão a serviço da informação central (ideia central da notícia): no próximo domingo acontecerá a etapa das oitavas de final da Copa Interbairros Goiânia de Futebol Society.

Agora que você já sabe identificar a ideia central de uma notícia, que tal fazer esse exercício lendo outras notícias sobre sua cidade?

Releia a notícia apresentada acima para responder às questões.

QUESTÃO 1

O assunto da notícia é:

(A) a Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society.

(B) a Federação de Futebol Society do Estado de Goiás.

(C) o apoio da Prefeitura de Goiânia à prática esportiva.

(D) as competições esportivas variadas em Goiás.

QUESTÃO 2

A ideia central da notícia, isto é, o acontecimento principal que é noticiado é:

(A) a realização, no próximo domingo, das oitavas de final no masculino da Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society.

(B) o apoio da Prefeitura de Goiânia na realização da Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society.

(C) a informação de quais bairros de Goiânia receberão os jogos da Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society.

(D) a informação sobre a premiação da Copa Interbairros de Goiânia de Futebol Society.

QUESTÃO 3

Retome o lide da notícia e identifique as seguintes informações:

(A) O que aconteceu ou acontecerá:

(B) Com quem aconteceu ou acontecerá: