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Língua Portuguesa – Como argumentar bem em um debate?

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Participar de um debate é uma excelente oportunidade para expressar opiniões, apresentar ideias e desenvolver habilidades de argumentação. No entanto, para obter sucesso em um debate, é fundamental preparar-se adequadamente e estruturar argumentos sólidos. Para isso, ao se preparar para uma situação comunicativa que envolve a apresentação de ponto de vista e argumentos, o indivíduo deve preparar argumentos explorando seus diferentes tipos, como argumentos de autoridade, comprovação, exemplificação e princípio, fornecendo exemplos práticos de como utilizá-los.

Veja, a seguir, alguns argumentos que podem reforçar a defesa de sua tese em um debate ou, até mesmo, em um texto escrito.

Argumento de autoridade

O argumento de autoridade é baseado no conhecimento e na credibilidade de especialistas em determinado assunto. Ao utilizá-lo, você pode citar a opinião de especialistas, estudos científicos ou informações de fontes confiáveis para embasar seu ponto de vista. Por exemplo:

Conforme o relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, a vacinação é uma medida eficaz para prevenir a propagação de doenças contagiosas e salvar vidas. Portanto, é importante seguir as diretrizes das autoridades de saúde e receber as vacinas recomendadas.”

Nesse exemplo, a citação da OMS como autoridade no assunto fortalece o argumento de que a vacinação é uma medida importante para a prevenção de doenças.

Segundo o escritor Gabriel García Márquez, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, a leitura é uma ferramenta poderosa para expandir a imaginação e a compreensão do mundo, além de estimular o pensamento crítico.”

Neste caso, o argumento utiliza a autoridade de um renomado escritor, Gabriel García Márquez, para ressaltar os benefícios da leitura, apoiando-se em sua expertise e reconhecimento no campo literário. 

É preciso frisar que sempre se deve verificar a atualidade das fontes e garantir que elas sejam confiáveis ao utilizar argumentos de autoridade em um debate.

Argumento de exemplificação

Esse tipo de argumento consiste em utilizar exemplos reais para ilustrar e reforçar um ponto de vista. Ao fornecer exemplos concretos, é possível tornar o argumento mais tangível e fácil de ser compreendido. Veja o exemplo a seguir:

“A história de sucesso de Steve Jobs, fundador da Apple, é um exemplo inspirador de como a persistência e a criatividade podem levar ao êxito profissional.”

Argumento de princípio

Esse tipo de argumento baseia-se em princípios éticos, morais ou filosóficos, buscando persuadir o público com base em valores universais. Ao utilizar esse tipo de argumento, é importante relacionar seu ponto de vista a princípios amplamente aceitos. Por exemplo:

“Todos os seres humanos têm direito à liberdade de expressão, e a censura na internet fere esse princípio fundamental.”

Argumento de comprovação

O argumento de comprovação busca sustentar uma afirmação por meio de fatos, estatísticas ou dados concretos. Utilizar evidências tangíveis pode fortalecer seu argumento. Veja um exemplo que ilustra esse tipo de argumento:

“Todas as pesquisas científicas realizadas até o momento mostram que o tabagismo está diretamente relacionado a uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que fumantes têm uma probabilidade muito maior de desenvolver essas doenças em comparação com não fumantes. Portanto, é evidente que o tabagismo é prejudicial à saúde.”

Preparar-se para um debate com argumentos bem estruturados é essencial para comunicar suas ideias com eficácia e convencer o público. Ao utilizar diferentes tipos de argumentos, como os de autoridade, exemplificação e princípio, você fortalece seu ponto de vista e demonstra um pensamento crítico fundamentado. Lembre-se de pesquisar e reunir evidências relevantes, praticar a organização das ideias e estar preparado para refutar possíveis contrapontos. Com dedicação e prática, você estará apto a participar de debates de forma assertiva e impactante.

QUESTÃO 1

Leia o seguinte texto:

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão adequada de frutas e vegetais é essencial para uma dieta equilibrada e a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.”

No texto acima:

(A) há um argumento de autoridade.

(B) há um argumento de princípio.

(C) há um argumento de exemplificação.

(D) há um argumento de comprovação.

QUESTÃO 2

Qual tipo de argumento utiliza fatos, estatísticas ou dados concretos para sustentar uma afirmação?

(A) Argumento de princípio

(B) Argumento de comprovação

(C) Argumento de exemplificação

(D) Argumento de autoridade

QUESTÃO 3

Considere uma situação em que você precisa convencer seus colegas de classe sobre a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis. Desenvolva um argumento de exemplificação, utilizando exemplos reais, para reforçar seu ponto de vista. Lembre-se de que as respostas a essas questões discursivas exigem uma argumentação clara e fundamentada, fornecendo exemplos e explicações coerentes para sustentar seus argumentos.

QUESTÃO 4

A professora da turma do 9º ano propôs um debate sobre a prática esportiva na vida dos jovens. O grupo da estudante Camila defende que, atualmente, os jovens brasileiros têm praticado mais esportes que na década passada. Ajude a estudante a fortalecer sua argumentação, apresentando um argumento de comprovação, citando fatos e estatísticas, para embasar sua posição.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF09LP03-C) Assumir posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023.