Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
As lendas são histórias de autoria desconhecida que explicam a criação de coisas e culturas, criadas em épocas diferentes, por povos de culturas diferentes.
A progressão temática no texto acontece mediante a inserção de novas informações que fazem com que o tema seja desenvolvido nele, como os articuladores sequenciais, que são mecanismos de coesão (como as conjunções) utilizados para garantir a articulação entre as partes do texto e para estabelecer relações entre as informações.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia a lenda a seguir:
A Lenda da Mandioca (lenda dos índios Tupi)
Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se:
__ Como é branquinha esta criança!
E era mesmo. Perto dos outros curumins da taba, parecia um raiozinho de lua. Chamaram-na Mani. Mani era linda, silenciosa e quieta. Comia pouco e pouco bebia. Os pais preocupavam-se.
__ Vá brincar, Mani, dizia o pai.
__ Coma um pouco mais, dizia a mãe.
Mas a menina continuava quieta, cheia de sonhos na cabecinha. Mani parecia esconder um mistério. Uma bela manhã, não se levantou da rede. O pajé foi chamado. Deu ervas e bebidas à menina. Mas não atinava com o que tinha Mani. Toda a tribo andava triste. Mas, deitada em sua rede, Mani sorria, sem doença e sem dor.
E sorrindo, Mani morreu. Os pais a enterraram dentro da própria oca. E regavam sua cova todos os dias, como era costume entre os índios Tupis. Regavam com lágrimas de saudade. Um dia perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa.
__ Que planta será esta? Perguntaram, admirados. Ninguém a conhecia.
__ É melhor deixá-la crescer, resolveram os índios.
E continuaram a regar o brotinho mimoso. A planta desconhecida crescia depressa. Poucas luas se passaram e ela estava altinha, com um caule forte, que até fazia a terra se rachar em torno.
__ A terra parece fendida, comentou a mãe de Mani.
__ Vamos cavar?
E foi o que fizeram. Cavaram pouco e, à flor da terra, viram umas raízes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que dão aos meninos índios. Mas, sob a casquinha marrom, lá estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani. Da oca de terra de Mani surgia uma nova planta!
__ Vamos chamá-la Mani-oca, resolveram os índios.
__ E, para não deixar que se perca, vamos transformar a planta em alimento!
Assim fizeram! Depois, fincando outros ramos no chão, fizeram a primeira plantação de mandioca. E até hoje entre os índios do Norte e Centro do Brasil é este um alimento muito importante.
E, em todo Brasil, quem não gosta da plantinha misteriosa que surgiu na casa de Mani?
A Lenda da Mandioca (lenda dos índios Tupi). Adaptação de Maria Thereza Cunha de Giacomo. Ilustrações de Heinz Budweg. Coleção “Lendas brasileiras”, n.7. 2 ed. Edições Melhoramentos: São Paulo, 1977.
QUESTÃO 1
Ao longo do texto, por quais outros nomes Mani é mencionada?
QUESTÃO 2
Conforme o texto, como Mani é caracterizada?
QUESTÃO 3
A lenda da Mani Oca, ou da Mandioca, é uma das lendas indígenas mais conhecidas. Você conhece alguma outra lenda indígena? De qual povo? Relate sobre essa lenda e diga onde você a conheceu.
QUESTÃO 4
Releia o seguinte fragmento retirado da lenda indígena:
E sorrindo, Mani morreu. Os pais a enterraram dentro da própria oca. E regavam sua cova todos os dias, como era costume entre os índios Tupis. Regavam com lágrimas de saudade. Um dia perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa.
a) Os verbos de ação conferem ao texto a progressão dos acontecimentos. Indique quais são esses verbos e aponte a qual ação eles se referem.
b) A locução adverbial “um dia”, na terceira linha do texto, foi empregada com qual objetivo?
QUESTÃO 5
Releia o seguinte trecho:
Toda a tribo andava triste. Mas, deitada em sua rede, Mani sorria, sem doença e sem dor.
Explique qual é a relação que a palavra destacada entre os dois períodos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-7o-ano/
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade. (EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade. (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |