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Língua Portuguesa – Cartas pessoais e públicas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

 Disponível em:   <https://br.freepik.com/vetores-gratis/cartazes-dobrados-pendurados-em-cordas-e-alfinetes-folhas-de-papel-branco-em-branco-de-textura-enrugada-maquete-para-panfleto-anuncio-ou-carta-com-dobras-paginas-rasgadas-amassadas-conjunto-de-ilustracao-vetorial-3d-realista_20112238.htm#page=4&query=carta&position=0&from_view=search>Acesso em: 2 de abril de 2022.

 ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 4º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Cartas pessoais e públicas”. Disponível em: <https://youtu.be/Mp6i05atPk8>. Acesso em: 12 Mai 2022.

Cartas pessoais e públicas

Você tem o costume de escrever cartas? 

O que você sabe sobre cartas pessoais e públicas?

A carta pessoal é um tipo de correspondência escrita que é direcionada a uma pessoa específica, seja um amigo, membro da família ou qualquer pessoa com quem o remetente tenha um relacionamento pessoal.

A carta aberta é um tipo de correspondência que é publicada ou compartilhada de forma que outras pessoas também possam lê-la.

A carta aberta possui caráter argumentativo. Sua estrutura segue os mesmos critérios das cartas pessoais. A carta aberta é utilizada em solicitações ou reclamações. Normalmente, uma carta aberta é publicada em um veículo de comunicação, site, blog ou plataforma online para que um público mais amplo possa ter acesso a ela.

A carta costuma apresentar uma estrutura com alguns elementos relativamente fixos, os quais são:data, destinatário, corpo do texto, saudação e assinatura.

Uma carta de reclamação é um tipo de correspondência escrita na qual um indivíduo expressa insatisfação, descontentamento ou preocupação sobre um produto, serviço ou situação específica. Este tipo de carta é geralmente enviado para a empresa, organização ou pessoa responsável pelo problema, na esperança de uma resolução adequada.

A carta de reclamação inicia-se apresentando o local e data, em seguida a saudação. O motivo da reclamação deve ser introduzido de maneira clara e objetiva, descrevendo a situação ou o problema. Na sequência, deve-se aprofundar na situação exposta, fornecer detalhes específicos sobre o que deu errado. Pode argumentar também explicando o impacto que o problema gerou. Para concluir, deve-se reiterar a expectativa de uma solução satisfatória.

Atividades

QUESTÃO 1

Você sabia que apesar das diversas transformações que o gênero carta tem sofrido na atualidade, tradicionalmente, sua estrutura possui alguns elementos relativamente fixos? Veja os textos seguintes:

Texto 1:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/carimbo-selos-postais-porto-claro-1794352//>. Acesso em: 2 de abril de 2022.

Texto 2

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/papel-de-carta-mensagem-6097052/>. Acesso em: 2 de abril de 202

Após a leitura dos textos, escreva CP (carta pessoal) ou CR (carta de reclamação) de acordo com a característica descrita e marque a alternativa correta:

A sequência correta é:

(A) CP, CR, CP, CR, CR,CP

(B) CR, CP, CR, CP, CP,CR

(C) CR,CR,CR,CR,CR,CP

(D) CP,CP,CP,CP,CP,CR

(E) CR,CP,CR,CP,CR,CP

QUESTÃO 2

Ainda sobre os textos anteriores, qual a finalidade do texto 1:

__________________________________________________________________________________________

Qual é a finalidade do texto 2:

____________________________________________________________________________________________

O que os textos têm de semelhança:

____________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 3

Quais são os elementos essenciais de uma carta de reclamação?

(A) Saudação, local e data, descrição do problema, conclusão e despedida.

(B) Título, anexos, saudação, detalhes específicos e encerramento.

(C) Local e data, corpo do texto, agradecimento e assinatura.

(D) Título, descrição do problema e despedida.

(E) Local e data, agradecimento  e despedida.

QUESTÃO 4

Com o objetivo de unir indivíduos que estão fisicamente distantes, a carta evoluiu para sua versão virtual, manifestando-se como e-mail ou em diversas outras formas de comunicação instantânea. Semelhante às cartas, o e-mail funciona como um correio digital de mensagens formais ou informais. Agora é com você! Você irá escolher um dos textos do exercício 1 e deverá escrever um e-mail em resposta ao texto escolhido.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e de reclamação, dentre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos do campo da vida cotidiana, demonstrando compreensão global.
EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.