You are currently viewing Língua Portuguesa – Carta do Leitor

Língua Portuguesa – Carta do Leitor

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 28, fev. 23

Carta do Leitor

Olá estudantes!

Você já observou em jornais, revistas ou até sites, um espaço reservado para que o leitor possa se posicionar diante  das notícias ou reportagens publicadas?

A carta do leitor é um gênero textual argumentativo e expositivo curto, que possibilita ao leitor apresentar a sua opinião.

O objetivo da carta do leitor é interagir com o veículo de comunicação e compartilhar ideias com outros leitores, podendo expressar opinião, sugestões, críticas ou elogios sobre os conteúdos lidos. 

A carta do leitor tem como características:

-Texto objetivo em 1ª  pessoa;

-Linguagem simples;

-Presença de destinatário (receptor, quem receberá a carta) e remetente (emissor, quem encaminhará a carta); 

Veja alguns exemplos:

Para elaborar uma carta do leitor é necessário ter a seguinte estrutura:

  • Saudação: Inicie com uma saudação, como “Prezado(a) Editor(a)” ou “Caro(a) Autor(a)”.
  • Introdução: Apresente-se brevemente e mencione o motivo da carta.
  • Corpo: Desenvolva os argumentos, opiniões ou ideias, fornecendo exemplos ou evidências.
  • Conclusão: Faça um resumo dos principais pontos e reforce sua opinião de forma sucinta.
  • Assinatura: Finalize a carta com sua assinatura.

A carta do leitor é um gênero textual importante que permite que os leitores participem ativamente do debate público.

Atividades

1- A carta do leitor é um gênero textual argumentativo e expositivo curto, que possibilita ao leitor apresentar a sua opinião. Dentre as suas características destacam exceto:

(A) Texto objetivo.

(B) Texto em 1ª  pessoa.

(C) Texto mais elaborado e longo.

(D) A linguagem mais simples e clara.

(E) Presença de destinatário e remetente.


2- Marque a alternativa correta:

I- O objetivo da carta do leitor é interagir com o veículo de comunicação e compartilhar ideias com outros leitores;

II- A carta do leitor é um gênero textual importante que permite que os leitores participem ativamente do debate público;

III- Para elaborar uma carta do leitor é necessário ter a estrutura de saudação, introdução, corpo, conclusão e assinatura.

(A) I, II e III são afirmativas verdadeiras

(B) II e III são afirmativas verdadeiras

(C) I e III são afirmativas verdadeiras

(D) Nenhuma alternativa é verdadeira

(E) A alternativa II justifica a alternativa I


3- Faça a leitura do texto seguinte e identifique os elementos pedidos:

a) Assunto do Texto: __________________________________

b) Saudação: circule a saudação com lápis vermelho

c) Introdução: sublinhe a introdução com lápis verde

d) Quem é o remetente?________________________________

e) Quem é o destinatário?_______________________________


4- Que tal produzir uma carta do leitor?

Você irá sugerir um tema interessante para a Revista Informateen publicar no próximo mês. Lembre-se: escreva uma saudação, na introdução apresente-se brevemente e mencione o motivo da carta. Desenvolva os argumentos e sua sugestão. Conclua seu texto e finalize a carta com sua assinatura. Boa produção!


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF03LP20) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), entre outros gêneros do campo da vida pública, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.