You are currently viewing Língua Portuguesa – Carta do Leitor

Língua Portuguesa – Carta do Leitor

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 28, fev. 23

Carta do Leitor

Olá estudantes!

Você já observou em jornais, revistas ou até sites, um espaço reservado para que o leitor possa se posicionar diante  das notícias ou reportagens publicadas?

O objetivo da carta do leitor é interagir com o veículo de comunicação e compartilhar ideias com outros leitores, podendo expressar opinião, sugestões, críticas ou elogios sobre os conteúdos lidos.

A carta do leitor tem como características:

-Texto objetivo em 1ª  pessoa;

-Linguagem simples;

-Presença de destinatário (receptor, quem receberá a carta) e remetente (emissor, quem encaminhará a carta);

Veja alguns exemplos:

Para elaborar uma carta do leitor é necessário ter a seguinte estrutura:

• Saudação: Inicie com uma saudação, como “Prezado(a) Editor(a)” ou “Caro(a) Autor(a)”.
  • Introdução: Apresente-se brevemente e mencione o motivo da carta.
  • Corpo: Desenvolva os argumentos, opiniões ou ideias, fornecendo exemplos ou evidências.
  • Conclusão: Faça um resumo dos principais pontos e reforce sua opinião de forma sucinta.
  • Assinatura: Finalize a carta com sua assinatura.

A carta do leitor é um gênero textual importante que permite que os leitores participem ativamente do debate público.

Atividades

1- A carta do leitor é um gênero textual argumentativo e expositivo curto, que possibilita ao leitor apresentar a sua opinião. Dentre as suas características destacam exceto:

(A) Texto objetivo.

(B) Texto em 1ª  pessoa.

(C) Texto mais elaborado e longo.

(D) A linguagem mais simples e clara.

(E) Presença de destinatário e remetente.

2- Marque a alternativa correta:

I- O objetivo da carta do leitor é interagir com o veículo de comunicação e compartilhar ideias com outros leitores;

II- A carta do leitor é um gênero textual importante que permite que os leitores participem ativamente do debate público;

III- Para elaborar uma carta do leitor é necessário ter a estrutura de saudação, introdução, corpo, conclusão e assinatura.

(A) I, II e III são afirmativas verdadeiras

(B) II e III são afirmativas verdadeiras