Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Carta do Leitor
Olá estudantes!
Você já observou em jornais, revistas ou até sites, um espaço reservado para que o leitor possa se posicionar diante das notícias ou reportagens publicadas?
A carta do leitor é um gênero textual argumentativo e expositivo curto, que possibilita ao leitor apresentar a sua opinião.
O objetivo da carta do leitor é interagir com o veículo de comunicação e compartilhar ideias com outros leitores, podendo expressar opinião, sugestões, críticas ou elogios sobre os conteúdos lidos.
A carta do leitor tem como características:
-Texto objetivo em 1ª pessoa;
-Linguagem simples;
-Presença de destinatário (receptor, quem receberá a carta) e remetente (emissor, quem encaminhará a carta);
Veja alguns exemplos:
Para elaborar uma carta do leitor é necessário ter a seguinte estrutura:
- Saudação: Inicie com uma saudação, como “Prezado(a) Editor(a)” ou “Caro(a) Autor(a)”.
- Introdução: Apresente-se brevemente e mencione o motivo da carta.
- Corpo: Desenvolva os argumentos, opiniões ou ideias, fornecendo exemplos ou evidências.
- Conclusão: Faça um resumo dos principais pontos e reforce sua opinião de forma sucinta.
- Assinatura: Finalize a carta com sua assinatura.
A carta do leitor é um gênero textual importante que permite que os leitores participem ativamente do debate público.
Atividades
1- A carta do leitor é um gênero textual argumentativo e expositivo curto, que possibilita ao leitor apresentar a sua opinião. Dentre as suas características destacam exceto:
(A) Texto objetivo.
(B) Texto em 1ª pessoa.
(C) Texto mais elaborado e longo.
(D) A linguagem mais simples e clara.
(E) Presença de destinatário e remetente.
2- Marque a alternativa correta:
I- O objetivo da carta do leitor é interagir com o veículo de comunicação e compartilhar ideias com outros leitores;
II- A carta do leitor é um gênero textual importante que permite que os leitores participem ativamente do debate público;
III- Para elaborar uma carta do leitor é necessário ter a estrutura de saudação, introdução, corpo, conclusão e assinatura.
(A) I, II e III são afirmativas verdadeiras
(B) II e III são afirmativas verdadeiras
(C) I e III são afirmativas verdadeiras
(D) Nenhuma alternativa é verdadeira
(E) A alternativa II justifica a alternativa I
3- Faça a leitura do texto seguinte e identifique os elementos pedidos:
a) Assunto do Texto: __________________________________
b) Saudação: circule a saudação com lápis vermelho
c) Introdução: sublinhe a introdução com lápis verde
d) Quem é o remetente?________________________________
e) Quem é o destinatário?_______________________________
4- Que tal produzir uma carta do leitor?
Você irá sugerir um tema interessante para a Revista Informateen publicar no próximo mês. Lembre-se: escreva uma saudação, na introdução apresente-se brevemente e mencione o motivo da carta. Desenvolva os argumentos e sua sugestão. Conclua seu texto e finalize a carta com sua assinatura. Boa produção!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF03LP20) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), entre outros gêneros do campo da vida pública, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |