You are currently viewing Língua Portuguesa – Carta ao leitor

Língua Portuguesa – Carta ao leitor

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-4284157/> Acesso em: 16, ago. 22

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre L Portuguesa 7º Ano 3º Bim Videoaula 1 – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NU7Zdc2gM-c&feature=youtu.be> Acesso em: 31, ago. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

Pesquise em revistas impressas ou eletrônicas a carta ao leitor (ou carta do editor). Lembre-se, que ela pode aparecer com outro nome. Pesquise duas revistas diferentes e faça uma análise comparativa dos textos seguindo as colocações a seguir:

(A) Qual é o nome da revista 1 e da revista 2?

(B) Em que período as revistas foram publicadas?

(C) Como a carta ao leitor é identificada em cada uma das revistas?

(D) Qual é o tema da carta ao leitor da revista 1? Como o editor se posiciona em relação ao tema?

(E) Qual é o tema da carta ao leitor da revista 2? Como o editor se posiciona em relação ao tema?

QUESTÃO 4

Que tal elaborar uma revista em conjunto com seus colegas de classe? Com auxílio da professora ou do professor, definam o nome da revista, o eixo temático que ela aborda, o público-alvo e o veículo de comunicação. Definam, também, os grupos de trabalho e qual gênero cada grupo irá produzir. Quais textos irão compor a revista? Lembre-se da carta ao leitor.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário etc.), manifestando concordância ou discordância.
(EF67LP02-A) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, reportagens, fotorreportagens, entrevistas, assuntos, temas e debates em foco.
(EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.