You are currently viewing Língua Portuguesa – Campanhas de Conscientização

Língua Portuguesa – Campanhas de Conscientização

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 28, fev. 23

Campanhas de Conscientização

Olá estudantes!

Veja o cartaz seguinte:

Disponível: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
  • Qual é o assunto tratado no cartaz?
  • Por que será que escolheram esta frase “O TRÂNSITO SÓ MUDA SE VOCÊ MUDAR” para o cartaz?
  • Quais as características do texto apresentado no cartaz?

O texto apresentado é um exemplo de texto publicitário de campanha de conscientização. Esse gênero  é bastante  utilizado para mostrar, conscientizar o leitor sobre uma causa social, ambiental, de saúde, segurança, entre outras.

Essas campanhas visam estimular mudanças de comportamento, promover a adoção de atitudes mais responsáveis e engajar a sociedade em ações positivas.

Geralmente, são escritos de forma objetiva, podem ter um slogan (mensagem resumida que tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas), imagens, infográficos, vídeos e etc.

Os textos publicitários de campanha de conscientização podem ser encontrados em mídia impressa, comerciais de televisão e rádio, publicações em redes sociais, outdoors, entre outros.

Para produzir um texto de campanha é necessário:

1- Escolher um tema relevante;

2- Levantar dados referentes ao assunto escolhido;

3- Escolher os recursos visuais: imagens, slogans, infográficos, entre outros;

4- Seguir uma estrutura de apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Atividades

1- O texto publicitário de campanha de conscientização é um  gênero bastante  utilizado para mostrar, conscientizar o leitor sobre uma causa social, ambiental, de saúde, segurança, entre outras. Dentre as suas características destacam:

(A) O texto publicitário de campanha de conscientização pretende estimular mudanças de comportamento e promover a adoção de atitudes mais responsáveis.

(B) O texto publicitário de campanha de conscientização visa aumentar as vendas de um produto específico.

(C) O texto publicitário de campanha de conscientização tem a finalidade de divulgar informações de entretenimento.

(D) O texto publicitário de campanha de conscientização tem o objetivo de promover a comunicação de pessoas próximas.

(E) O texto publicitário de campanha de conscientização traz uma discussão sobre determinado tema.

2- Marque a alternativa que melhor completa “Podemos encontrar textos publicitários de campanha de conscientização em’:

(A) Mídia impressa.

(B) Outdoors.

(C) Comerciais de televisão.

(D) Publicações em redes sociais.

(E) Todas as alternativas são verdadeiras.

3- Faça a leitura do cartaz seguinte e identifique os elementos pedidos:

a) Assunto do Texto:

b) Slogan: circule o slogan com lápis vermelho

c) Quais elementos visuais foram utilizados:

4- Observe a imagem a seguir e crie um slogan sobre a importância da alimentação saudável. Peça ajuda, se for necessário, para produzir a sua campanha publicitária.

Boa produção!

Disponível: em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-prato-de-alimentacao-saudavel_32784045.htm#page=5&query=alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel&position=27&from_view=search&track=ais> Acesso em: 28, fev. 23

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF03LP20) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídiaimpressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), entre outros gêneros do campo da vida pública, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP21) Produzir anúncios publicitários e textos decampanhas de conscientização destinados ao público infantil,observando os recursos de persuasão utilizados nos textos.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.